Efeméride: 1 de Dezembro- Restauração da Independência

Foi há 370 anos, no 1º de Dezembro de 1640 que Portugal restaurou a sua independência face ao domínio espanhol a que estava sujeito desde 1580.
A "União Ibérica" durou 60 anos!!! A morte de D.Sebastião em Alcácer Quibir (1578) previa um futuro negro aos Lusitanos. "Morreu o Rei no Campo de Batalha"... chegada a notícia a Lisboa, o povo corria de igreja para igreja com prantos e orações à espera de um milagre. O Rei era novo e não tinha deixado sucessores.
Com o Cardeal D.Henrique o País entrou na decadência, até que a sua morte em 1580 ditou a sentença! D.Filipe de Espanha é aclamado Rei de Portugal.
No primeiro Rei da Dinastia Filipina (D.Filipe I), Portugal não teve problemas de autonomia, sendo que as promessas feitas pelo Rei Espanhol foram cumpridas.
Com a chegada ao Poder de D.Filipe II, Portugal perdeu a sua independência e começou a aperceber-se da realidade das politicas externas dos espanhóis.
Espanha estava em conflito com vários países como Holanda e Inglaterra.
Portugal trabalhava agora para sustentar o custo das guerras de Espanha, além disto, o território ultra-marino Português foi atacado pelos rivais espanhóis.
Com o passar dos anos o descontentamento foi aumentando e a revolta começou a ser planeada por todas as classes sociais.
A 1 de Dezembro de 1640, aproveitando a ausência da família real para Espanha por causa do aproximar do Natal, a Revolta estalou em Lisboa.
Miguel Vasconcelos, reinava em ausência do Rei, foi cercado e assassinado.
Por todo o País a revolta foi um sucesso e Portugal restaurou a independência, a casa de Bragança subiu ao poder por D.João IV.
Recorde-se ainda que nos anos seguintes Portugal travou a guerra da restauração com Espanha.

Comentários