Penafiel 2010 em fotografia....

O Blog relembra os principais acontecimentos de 2010 em Penafiel...
Janeiro, Fevereiro e Março de 2010

O encontro de Janeiras voltou a revelar-se um sucesso, atraindo milhares de pessoas ao pavilhão de feiras e exposições...
____________________________________________


A 12 de Fevereiro de 2010, em plena sexta-feira de Carnaval pelas 15h30 deflagrou um incêndio, em pleno centro histórico de Penafiel, no café alvorada. A Rápida intervenção dos bombeiros evitou o pior, este acontecimento trouxe ao de cima a realidade e fragilidades de uma cidade antiga.
______________________________________________

Como sempre o corso carnavalesco constituído por várias freguesias do Concelho de Penafiel encheu as ruas da cidade com milhares de pessoas. Sátira e muita animação foram ingredientes que animaram Penafiel no Carnaval
__________________________________________


A Cidade de Penafiel comemorou 240 anos.... foi a 3 de Março de 1770 que El-Rei D.José I elevou Penafiel a categoria de cidade. Sendo a 2ªmais antiga do distrito do Porto e 3ªmais antiga do Norte de Portugal!!! Também neste mês abriu em Penafiel a Bracalândia...
_________________________________________________

Abril, Maio e Junho de 2010

Em Abril chega a Páscoa, a Semana Santa atraiu milhares de pessoas, entre muitos espanhóis à cidade de Penafiel. A Procissão do Enterro do Senhor foi um dos pontos altos das celebrações.
_______________________________________________


Também em Abril a Festa da flor deu ainda mais brilho às ruas da cidade de Penafiel... esta iniciativa promovida pela Associação Empresarial de Penafiel promete voltar em 2011.
__________________________________________

O Museu Municipal de Penafiel ficou nos 20 finalistas para o Prémio EMYA (European Museum of the Year Award) Melhor Museu da Europa, numa cerimónia que decorreu na Finlândia.
______________________________________________

Em Maio, também, Penafiel acolheu a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima... nunca se tinha visto tal malha humana na Cidade.... largas de milhares seguiram a Senhora nas Procissões, e disseram o adeus no Parque da cidade.
________________________________________

Em Junho decorreram as Festividades do Corpo de Deus, Festas da Cidade e do Concelho.
Conhecidas em todo o País por serem únicas na forma como são celebradas em Penafiel, milhares de pessoas encheram as ruas da cidade. A Procissão do Corpo de Deus, o Cortejo do Carneirinho e a Cavalhada foram os destaques das solenidades.
Este ano o Baile dos Pauzinhos que não se realizava desde 1956, voltou a sair à rua.
_____________________________________

A Adiscrep promoveu marchas e jantares de rua no centro histórico de Penafiel que encantaram toda a gente!!!
_________________________________________
Julho, Agosto e Setembro de 2010
O Festival do Futuro animou Penafiel em pleno verão... noites com ambiente hi-tech, uma iniciativa única na região...
__________________________________________


A Agrival-feira agrícola do Vale do Sousa afirmou-se como uma das maiores do Norte de Portugal, e voltou a atrair milhares de pessoas...
Mostra nacional de gastronomia, centenas de expositores com o melhor se faz na região, ranchos folclóricos, grupos de cantares, espectáculos musicais e uma grande sessão piro-musical, e a feira das Cebolas/São Bartolomeu foram a chave do sucesso...
___________________________________________

Em 2010 voltou às ruas de Penafiel a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Ajuda, realizada pela sua irmandade... A Igreja de Nossa Senhora da Ajuda situa-se no largo com o mesmo nome em pleno centro histórico de Penafiel.
_____________________________________

Outubro, Novembro e Dezembro de 2010
Escritaria tem vindo a ganhar dimensão...depois de José Saramago em 2009, em 2010 Penafiel tornou-se durante 3 dias a cidade de Agustina Bessa Luís...
___________________________________________

Em 2010 a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Penafiel celebrou 200 anos, sendo que a ordem comemorou 351 anos de existência. Esta foto é da sua procissão pelas ruas da cidade em 2009.
________________________________________


Foi inaugurada em Penafiel a Loja do Cidadão, juntando inúmeros serviços num só espaço... Apesar do bom atendimento muitas das pessoas dizem que o tempo de espera ainda é muito longo.
________________________________


De 10 a 21 de Novembro Penafiel foi o destino de milhares de pessoas, ao reviver as tradições da Feira de São Martinho. No dia 11 de Novembro foi feriado municipal em honra a este santo, Padroeiro de Penafiel. As castanhas assadas, o vinho novo e as tortas de São Martinho foram reis da festa...
__________________________________


As limpezas que a empresa municipal Penafiel Verde está a efectuar no rio Cavalum foram "premiadas" com a visita da ministra do ambiente que deixou rasgados elogios ao trabalho desenvolvido em Penafiel.
_________________________________________

Penafiel dançou contra o cancro... quando mais de 100 figurantes invadiram a principal avenida da cidade, e com lenços na cabeça sensibilizaram a população para o flagelo do cancro da mama.
________________________________________

Quase no final do ano o Museu Municipal de Penafiel recebeu um dos galardões mais altos. Trata-se do prémio de melhor museu português. Esta foi a última noticia de 2010 que o blog destacou. Em Penafiel por causa da crise o ano acabou mais "apagado" com a iluminação festiva reduzida e cancelamento da sessão de fogo de passagem de ano.

Comentários