Cidade de Penafiel: Capela de São Roque

Hoje o Riquezas e Tradições de Penafiel, volta a dar referência, a um dos monumentos religiosos da cidade de Penafiel.
Hoje podes ficar a Conhecer o Hino de São Roque que tem a sua capela na cidade de Penafiel, ao qual o blog brevemente dará a conhecer ao pormenor.
São Roque sempre foi um Santo de grande devoção em Penafiel, pois nas alturas da peste, os doentes iam para o largo da capela, e aí ficavam aos cuidados de D.António da Ressurreição, ao qual tem um túmulo no adro da capela, considerado Monumento Nacional!!!
São Roque tem a sua festa em Agosto, com noitadas, fogo de artificio, missa e uma bonita procissão pelas ruas da cidade.

(Imagem do painel em azulejos, na paredes exterior da capela de São Roque, inspirada na imponente imagem que se encontra no interior)
Fica a conhecer o Hino de São Roque:
"Avé Santíssimo Roque,
De sangue nobre gerado!
Teu lado esquerdo ilumina,
Da cruz emblema sagrado!"

"Vendo os perigos da morte;
Saíste a peregrinar!
Curando a peste somente,
Com teu toque salutar!"

"Avé Roque, Santo Angélico,
A graça de Deus tiveste!
Aqueles que te invocarem,
Ficarão livres da peste!"

Comentários

Frederico disse…
Penafidelense que se preze guarda na memória, o facto de ter participado na Procissão de São Roque!!!
Paula Mota disse…
Concordo, e o Tiago não deixou o São ROQUE cair em esquecimento, pois esforçou-se, e ofereceu um bonito estandarte (bandeira) de São Roque para vir na sua procissão a representaro santo.

Parabéns pelo facto Tiago
Roberto Mendonça disse…
Boa Tarde Tiago, não tinha conhecimento dessa história, posso fazer-lhe uma pergunta, como lhe surgiu a ideia de oferecer um estandarte a São Roque de Penafiel?
Olá Roberto;
Antes de mais, obrigado pelo comentário, salvo erro é a primeira vez que o Roberto Comenta .

A ideia surgiu em 2007, quando andei a ajudar a pedir para o festa de São Roque, e no dia a seguir participei na procissão. Mas muita gente de "fora" nao sabia o nome do santo, quando a procissão ia na principal avenida da cidade.

Uns Meses depois, a Dona Adélia, que é zeladora da capela, veio ao meu café, e eu dei a conhecer que queria dar um estandarte ao SÃO Roque. Mas ela disse-me que não havia comissão para fazer a festa.
Então ficou combinado, fazermos a procissão.
Eu andava a juntar o dinheiro para a bandeira, e tambem andava com a Dona Adélia a pedir para a festa, mais duas senhoras.
Tenho de referir que se não fosse o senhor Comandante dos Bombeiros a ir pedir para fazerem um preço acesivel, à loja no porto, a bandeira teria ficado mais cara!
Por isso muito agradeço ao senhor comandante António Paulino.
continuando...
Conseguiu-se juntar o dinheiro, fazer a Procissão que saiu às ruas da cidade e ainda deitamos foguetes :) e trouxemos um grupinho musical na véspera, A Procissão foi acompanhada pela fanfarra de Boim e pela Banda de música de Coimbrões.Por dezenas de figuras biblicas, o andor da Nossa Senhora, e os grandes e pesados andores de Santa Luzia, São Sebastião e São Roque..
E pela primeira vez a Procissão de São Roque, teve estandarte (bandeira)a representá-lo!!!
a Bandeira foi benzida na véspera da Procissão, na missa solene, pelo falecido padre Gandarela do Calvário.
Toda a Gente ficou encantada com a bandeira, que até deram verbas, com a ajuda do senhor António (preguiça)-armador de andores, fizeram logo um suporte em madeira, para a bandeira estar exposta na capela junto do São Roque!
é esta a história :)
Paula Mota disse…
Muitos Parabéns, o Tiago já deu o seu contributo para o Património da Cidade de Penafiel!!!