Penafiel: Exposição "Deixem-me Observar as Estrelas"

Decorreu, no passado dia 29 de Janeiro, nas instalações da Biblioteca Municipal de Penafiel a apresentação da exposição documental e de pintura “Deixem-me observar as estrelas”, de Eduardo Luís Chaves, na voz da sua filha, Lúcia Chaves Cardoso.
A família e os amigos de Eduardo Luís Chaves, criador de jóias de profissão, pintor e astrónomo, destacaram esta apresentação como “uma forma simbólica de homenagear e gratificar o autor pela obra, pela experiência e pelo saber que partilhou com a família, os amigos e o mundo. “
Jorge Carneiro, astrónomo e amigo do homenageado esteve presente e enalteceu a admiração que sustenta por Eduardo Luís Chaves. “Uma coisa espantosa: não tinha formação científica formal mas era uma pessoa muito curiosa. Lia tudo o que conseguia deitar a mão. Estas imagens falam pelo esforço do Eduardo.”
A filha do autor, Lúcia Chaves Cardoso, descreveu cada quadro, cada peça e cada excerto com imensa alegria e orgulho pelo talento do seu Pai. “É um prémio especial ver realizado o sonho do meu Pai. Ele continua a observar as estrelas. Acho que ele está algures no universo a olhar para nós neste momento”.
Eduardo Luís Chaves cresceu a ver e a pensar nas estrelas. Como ninguém, era um apaixonado pelo céu e pelos segredos que ele encerra. Viveu os seus anos a construir telescópios para poder ver e fotografar melhor os vários astros, que conheceu como poucos.
A pintura, o design de jóias e a escrita foram, também, ocupações que assumiram grande destaque na sua vida. O seu trabalho foi reconhecido no país e no estrangeiro através das várias exposições, individuais e colectivas.
(gabinete imprensa Câmara Municipal)

Comentários

Paula Mota disse…
exposição interessante que consegue envolver quem a visita :)

Paula Mota