Festividades do Corpo de Deus -Penafiel em destaque no JN Cidades!!!

Festividades do Corpo de Deus de Penafiel, vêm em destaque no JN Cidades com o seguinte título: "Baile dos Pedreiros no retomar de tradição medieval"
Texto da autoria de José Vinha, dá a conhecer o Baile dos Pedreiros de Penafiel que foi retomado em 2008 pelo Grupo Folclórico de Penafiel, depois de estar vários anos sem se realizar!!!
No texto ainda dá a conhecer o desenrolar da dança dos Pedreiros e ainda uma pouco da história destas danças de Penafiel, que se realizam pelas festas do Corpo de Deus, e que são Únicas no País!!!
Na parte lateral dá ainda referência aos outros Bailes, com o seguinte texto, também do jornalista José Vinha:
"Ainda Há muita dança no Baú...
Desde tempos remotos são vários os Bailes profissionais de Penafiel que saíram à rua nas Festividades do Corpo de Deus, interpretados por gente do próprio oficio. A grande maioria destas manifestações nunca mais foram recuperadas, mas a autarquia penafidelense tenta incentivar grupos, associações e até famílias a reviver tradição, porque no baú das memórias há textos, indumentárias e muito material que permite recuperar a tradição.
O Baile dos Ferreiros é o único que saiu sempre nas Festas do Corpo de Deus, granjeando a fama de guarda de honra da edilidade. Esta dança com um coreografia lindíssima, é organizada pela família Ferreira, do lugar da alamela em Penafiel, guardiã da indumentária.
Há cerca de oito meses, 50 anos depois da última exibição pública, os penafidelenses tiveram a oportunidade de rever, nas Festas do Corpo de Deus, o Baile das Floreiras e das Regateiras, relançado pela Associação para o Desenvolvimento de Penafiel (ADISCREP).
No mesmo dia e após meio século, os Penafidelenses reencontraram o Baile dos Turcos, uma dança guerreira alusiva aos combates entre mouros e cristãos recreado pelo rancho de bustelo. E o Baile dos Pauzinhos, uma dança recuperada por uma família penafidelense, pela mão de uma família penafidelense.
No Baú continuam guardados os Bailes dos Sapateiros, Alfaiates (Eça de Queiroz maravilhou-se com a qualidade da confecção penafidelense), o Baile dos Pretos, dos velhos e ainda as desfeitas dos bailes."
__________________________________________
Apesar da excelente divulgação destas tradições únicas, há alguns factos que estão errados:
- No Artigo refere que o Baile dos Pedreiros ficou 80 anos sem se realizar, mas na verdade esteve 16 anos sem sair À rua, pois em 1992 realizou-se.
- O Baile dos Pauzinhos foi recuperado não por uma família, mas sim por um grupo de pessoas, onde duas é que  organizaram o Baile, que foram, a Belinha que mora na Rua do Carmo, e Eu (Tiago Lopes).
_____________________________________________

Comentários