Penafiel: Prédio da "vidor" já foi demolido....

Obra que tinha sido embargada há 25 anos, na Zona da Vila Gualdina, junto da Capela de Santa Luzia na Cidade de Penafiel foi demolida...
Em 1985 na sequência da aprovação do Plano de Pormenor da Zona Envolvente à Vila Gualdina e do posterior loteamento, foi aprovada pela autarquia o licenciamento de um prédio num dos lotes.
Por não ter sido respeitado o alvará, em 13 de Novembro de 1991, a Câmara municipal decretou o embargo da obra por incumprimento do projecto aprovado, tendo-se iniciado um longo processo judicial.
Ao fim de 25 anos e, considerando o interesse público, razões ambientais, estéticas, de segurança e de execução do planeamento urbanístico, os referidos processos culminaram numa transacção judicial, que uma vez homologada pelo juiz determinou a obrigação da demolição por parte da empresa construtora até ao final do ano de 2010.
César Campos e Maria Sousa, moradores da Vila Gualdina, em Penafiel, que quiseram acompanhar de perto as operações de demolição, não esconderam a sua satisfação por ver finalmente este processo terminado, ” Este espaço já só servia para depositar lixo e até mesmo dar abrigo a situações menos agradáveis. É com muito agrado que vemos finalmente esta gigantesca estrutura de betão ser demolida e devolver a dignidade que este lugar merece. Durante vinte anos este edifício inacabado assombrou a bela paisagem deste lugar, felizmente já faz parte do passado e creio que o sentimento de contentamento é unânime entre os moradores.”
Alberto Santos, congratulou-se com a conclusão do processo judicial e a consequente demolição do prédio que “vem de encontro às pretensões da autarquia, devolvendo qualidade urbana a este espaço da cidade”.
________________________________________________________

A conhecida escritora Penafidelense, Júlia Mota, no seu livro editado no ano passado, que tinha o nome de "Uma Vida", falava bem no conhecido prédio da vidor... vejam-se as seguintes quadras:
"Este Prédio cheio de lixo e silvas;
à beira de casas tão lindas!
Tantos ratos, tanta droga;
droga que nunca mais finda!"
.....
"No lugar de Santa Luzia;
Tudo é belo e exemplar!
Mas se olharmos para a vidor;
Ficamos tristes a pensar!"

"Pensámos o que seria
este prédio arrumado!
Com uma mãozinha do senhor presidente
ficava o caso encerrado!"

Comentários

Anónimo disse…
Já não era sem tempo.
Finalmente uma boa notícia.

Cumprimentos
A. Silva