3 Março 2011- Penafiel, Cidade há 241 anos...

(imagem -CM.Penafiel.)
"Foi em 1770 que D. José I, com o objectivo de desmembrar o bispado do Porto, escolheu Arrifana (Penafiel), centro de uma das quatro comarcas eclesiásticas que o compunham, para nova sede episcopal e consequentemente deu à vila o estatuto de cidade, a 3 de Março de 1770, impondo-lhe o nome de Penafiel, o do Julgado."
Fique a conhecer o Programa das comemorações que decorrem durante todo o mês de Março:


Dia 3 (aniversário da cidade de Penafiel):
09h30- Hastear da Bandeira da Cidade na Câmara Municipal de Penafiel.
12h00- Missa pelos autarcas e funcionários municipais já falecidos, na Igreja de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos (Santuário do Sameiro).
15h00- Sessão Solene evocativa do 3 de Março, no Salão Nobre da Câmara Municipal, onde serão atribuídas medalhas Honorificas a instituições e personalidades de prestigio no concelho.
Após a Sessão Solene- Conferência subordinada ao tema: "Museu Municipal de Penafiel- Memória e identidade".

Dia 4 de Março:
14h30- Inauguração da Exposição Documental e Iconográfica "Nos Caminhos da Rede Escolar de Penafiel (1770-1926)" de Lúcia Chaves Cardoso, patente durante todo o mês na Biblioteca Municipal de Penafiel.
15h00- Acção "Aula de Autor, com Eurico Gonçalves" no Museu de Penafiel, destinada aos Estudantes do Ensino Secundário das áreas de Artes, no âmbito da Exposição "Eurico Gonçalves- Surrealismo e Zen (1950-2010).
21h30- Colóquio "A Presença Árabe na Literatura Portuguesa", no auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel pelo Doutor Adalberto Alves que recebeu da UNESCO o Prémio Internacional Sharjah para a Cultura Árabe em 2008; a apresentação estará a cargo de Dr.Vaz Fragoso. No fim haverá música indo-muçulmana por Franklin Pereira.

Dia 5 de Março:
15h00- I Encontro de História e Património do Museu Municipal de Penafiel, subordinado ao tema "Penafiel em Estudo", vai dar a conhecer à comunidade penafidelense os projectos e investigações académicas, actualmente em curso, sobre a cidade e o concelho. Este encontro de investigadores é de participação gratuita.


Dia 6 Março (Dia Municipal do Bombeiro):
16h00- Desfile apeado e motorizado, entre o Largo Conde Torres Novas e a Praça Municipal, com a participação dos Bombeiros de Penafiel, Entre-os-Rios e Paço de Sousa.
15h00- Atelier "A Cidade de Penafiel faz anos!", disponível a todos os visitantes, na sala 1 da Exposição Permanente do Museu Municipal de Penafiel.

Dia 25 de Março:
21h30: Apresentação do Livro “Nos caminhos da rede escolar de Penafiel (1770-1926)” de Lúcia Chaves Cardoso, no auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel.

Dia 26 de Março:
17h00: Grande Prémio Cidade de Penafiel em Atletismo, que junta centenas de atletas num evento desportivo considerado como um dos melhores do seu género, no Concelho de Penafiel.
____________________________________
Visite Penafiel...

Comentários