Penafiel- Ao Domingo no Museu... em Abril

No próximo Domingo, dia 17 de Abril de 2011, entre as 15h00 e as 18h00, o Museu Municipal de Penafiel acolhe mais uma edição do "Ao Domingo no Museu", com a Peça do Mês-Retrato de Abílio Miranda...


"A 17 de Abril comemora-se o 63º aniversário da criação do Museu Municipal de Penafiel por impulso do erudito local, Abílio Miranda."
Descrição da actividade cedida pela Câmara Municipal de Penafiel....
Descrição: Prova fotográfica monocromática em papel de revelação. Apresenta o retrato de Abílio Miranda, fundador e director entre 1947 e 1962 da então Biblioteca-Museu. Esta imagem foi captada nas antigas instalações do Museu, na altura no Palacete do Barão do Calvário, actual edifício da Biblioteca Municipal, podendo-se observar Abílio Miranda e ao fundo algumas peças do museu. No ano de 1961 o seu trabalho foi reconhecido tendo sido homenageado com a atribuição do seu nome a uma das salas. Abílio Miranda faleceu a 31 de Maio de 1962. Esta prova fotográfica foi colocada dentro desta moldura, para ser exposta na sala Abílio Miranda, na homenagem in memoriam, efectuada em 1963 um ano após a sua morte. A prova fotográfica apresenta: no canto inferior esquerdo o local - Penafiel e por baixo a data provável em que foi tirada: 1 de Maio de 1961; e no canto inferior direito a assinatura do fotógrafo Antony e a possível data da revelação: 10 de Março de 1963.

Comentários