Penafiel assinalou 93ºaniversário da Batalha de La Lys!!!

Foi a 9 de Abril de 1918 que teve inicio a Batalha de La Lys, na região de Flandres, Bélgica, onde as tropas Portuguesas enfrentaram os Alemães, em plena Primeira Guerra Mundial.
A má preparação das tropas Lusas ditou uma pesada derrota perante o exército Germânico, constituindo a maior catástrofe militar portuguesa depois da batalha de Alcácer-Quibir, em 1578.
"A 2ª divisão do Corpo Expedicionário Português (CEP), era constituída por cerca de 20 000 homens, dos quais somente pouco mais de 15 000 estavam nas primeiras linhas, comandados pelo general Gomes da Costa.
Esta linha viu-se impotente para sustentar o embate de oito divisões do 6º Exército Alemão, com cerca de 55 000 homens comandados pelo general Ferdinand von Quast (1850-1934). Essa ofensiva alemã, montada por Erich Ludendorff, ficou conhecida como ofensiva "Georgette" e visava à tomada de Calais e Boulogne-sur-Mer. As tropas portuguesas, em apenas quatro horas de batalha, perderam cerca de 7500 homens entre mortos, feridos, desaparecidos e prisioneiros, ou seja, mais de um terço dos efectivos, entre os quais 327 oficiais.
A Batalha teve fim a 29 de Abril de 1918".
.........................................................................................
Hoje dia 9 de Abril de 2011, Penafiel assinalou o 93ºAniversário da Batalha de La Lys, Organizado pelo Núcleo da Liga dos Combatentes de  Penafiel, com apoio da Câmara Municipal de Penafiel.
A cerimónia decorreu na Praça do Municipio, em frente ao Monumento aos Mortos na Grande Guerra, e contou com a presença da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, do Agrupamento dos Escuteiros de Penafiel, o Dr. Alberto Santos – Presidente do Município de Penafiel, Cor. Santos Pinto – Representante do General do Comando de Pessoal do Exército, Dr. Antonino de Sousa - Vereador da Protecção Civil, Comando do Destacamento da GNR local, Presidente da junta de Freguesia de Penafiel, Comandante e Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, Provedor da Santa Casa da Misericórdia para além de outros Oficiais e Sargentos na situação de Reserva e Reforma, entidades representativas do concelho, familiares dos Combatentes, associados, combatentes e público em geral.
Foi colocada uma coroa de Flores junto do Monumento..

Comentários