Penafiel com análises gratuitas à qualidade da água

A empresa Municipal Penafiel Verde lançou, junto da população, um programa pioneiro de análises, totalmente gratuitas, à qualidade da água no Concelho de Penafiel.
O projecto surge na sequência da “Lei dos Poços” que previa a legalização dos mesmos, e que permitiu à Penafiel Verde identificar e registar mais de 7000 captações, sendo que cerca de 60% não estão ligadas à rede de abastecimento de água, e muitas são utilizadas para consumo humano.
Perante esta realidade, a Penafiel Verde EEM apresenta uma campanha de sensibilização que vai passar pela análise gratuita da água captada, acompanhada de acções de sensibilização e apoio técnico.
Promover a saúde pública, numa área tão sensível como a do consumo de agua, é o principal objectivo uma vez que há o perigo, real, de existirem captações de água particulares contaminadas por exemplo, devido, à proximidade de fossas, ou por terem sido afectadas pela utilização de fertilizantes e herbicidas na agricultura.
A poluição das águas subterrâneas é especialmente perigosa por não ser visível e ainda pelo facto de existirem alterações que nem sempre são detectadas pelos sentidos.
Até ao fim de Agosto, todas as análises à água serão gratuitas bastando que os interessados solicitem o serviço junto da Penafiel Verde.
No final do programa, espera-se ainda ser possível efectuar um levantamento da qualidade da água que está a ser consumida no Concelho, bem como ter contribuído para a promoção da saúde pública junto da população.

Comentários