Penafiel recebe em 2012 Gala dos prémios EMYA

Penafiel foi escolhido este fim-de-semana em Bremerhaven, na Alemanha, para organizar os prémios EMYA (European Museum of the Year Award) de 2012.
O Prémio EMYA (European Museum of the Year Awards - Museu Europeu do Ano) é atribuído todos os anos pelo European Museum Forum (Fórum Europeu de Museus), um organismo internacional, sem fins lucrativos, fundado em 1977, que opera sob os auspícios do Conselho da Europa e que tem como patrona a Rainha Fabíola, da Bélgica.
Em 2012, a atribuição dos prémios terá lugar a partir de dia 17 de Maio terminando com uma Gala no dia 20.
São esperados cerca de 50 museus candidatos, dos quais 7 são portugueses.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Alberto Santos, “Trazer para Penafiel, para Portugal, um evento desta natureza é não só uma honra, como também uma enorme alegria e uma idêntica responsabilidade. Em 2012 teremos em Penafiel a presença dos melhores Museus da Europa, cabendo-nos o privilégio de organizarmos os “óscares” dos museus. Estamos a falar de um evento, de âmbito cultural, que é uma referência internacional na área da museologia e que espelha igualmente a altíssima qualidade e credibilidade que o nosso Museu Municipal já alcançou.”
Recorde-se que o Museu Municipal de Penafiel, que chegou em 2010 à fase final do prémio internacional EMYA 2010, do European Museum Fórum, é este ano detentor do prémio de Museu Português do ano atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), tendo, ainda, ficado entre os cinco finalistas dos Prémios Turismo de Portugal 2010, na categoria de Novo Projecto Público, conquistado o 1.º prémio na categoria de Projecto Urbano-Cultura, do Jornal Planeamento e Cidades e conquistado o prémio “Verdadeiro Olhar – categoria Instituição cultural 2010”.
Este ano, está já nomeado para o prémio Novo Norte, na categoria de Norte Civitas.
Todas estas distinções comprovam a qualidade do espaço e do património exposto e revelam, de forma apaixonante, a história do município e da região, desde os tempos mais remotos, estando reunido um espólio arqueológico, etnográfico e histórico da região do Sousa e Tâmega, de grande qualidade e valor que pode ser comprovada pelas cerca de 40.000 pessoas que visitaram o museu, desde que foi reaberto em 2009.
O museu municipal de Penafiel é, assim, pela qualidade que tem evidenciado, o espelho da identidade local e da região.
(Informação avançada pela Câmara Municipal de Penafiel)

Comentários