Feira Semanal de Produtos Biológicos em Penafiel

No âmbito do projecto, “Semear Penafiel” desenvolvido pelo Município, que prevê, entre outros, o incentivo à agricultura biológica, arranca a partir do próximo sábado dia 4 de Junho, uma feirinha semanal dedicada exclusivamente a produtos biológicos.
 Todos os sábados entre as 10h e as 14h, o centro da cidade ganhará uma nova vida com a realização de uma feira de produtos unicamente biológicos, sob o lema “Aromas da nossa terra”. Este novo espaço, pretende apoiar os agricultores de Penafiel, em modo biológico, a apresentar ao público em geral os seus produtos.

Em apenas ano e meio, o Município de Penafiel, através do pelouro do desenvolvimento rural, conseguiu passar de 2 para 12 produtores, o que representa mais de 40 hectares ao serviço deste modo de produção, estando em estudo quer o aumento do número de produtores, quer a possibilidade de potenciar o projecto cujos resultados têm sido muito positivos, nomeadamente ao nível da criação de auto-emprego, e também da rentabilização de terras abandonadas e/ou não cultivadas.

O município de Penafiel lançou o programa de incentivo em 2010, apoiando os agricultores ao nível da certificação dos terrenos, da formação e também com apoio técnico em parceria com a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.

 O que é a agricultura biológica? Que vantagens oferece?
A agricultura biológica é um modo de produção agrário que procura a obtenção de alimentos de elevada qualidade, recorrendo a técnicas que garantam a sua sustentabilidade, preservando o solo e o meio ambiente, evitando o recurso a produtos químicos de síntese e adubos facilmente solúveis, privilegiando assim a utilização dos recursos locais.

O modo de Produção Biológico (MPB), possui como principais características:

-Proibição de uso de fertilizantes e pesticidas químicos de síntese;
-Promoção do desenvolvimento de um solo saudável e fértil;
-Utilização da rotação e de uma grande variedade de culturas;
-Recurso preferencial a variedades tradicionais, mais resistentes a pragas e doenças;
 Apresentando um modelo de desenvolvimento sustentável no meio rural, este modo de produção agrícola é uma resposta pró-activa às preocupações ambientais bem como à saúde das pessoas, sendo praticada em mais de 120 países.

O que se produz em Modo Biológico, em Penafiel?
Muita variedade e de grande qualidade. Penafiel tem actualmente 12 produtores em modo biológico, devidamente certificados e acompanhados, o que representa cerca de 40 hectares de produção.
 A Feirinha de produtos biológicos, que tem lugar todos os sábados de manhã, no centro da cidade de Penafiel, apresenta uma grande variedade de produtos, que vão das hortícolas (tomate, alface, couve, pimento, cebola, etc.) à fruta, sem esquecer as ervas aromáticas e condimentares ou o azeite.
 São os aromas da nossa terra: venha visitar o nosso espaço e sentir Penafiel!

Comentários