Penafiel de Afectos 2011 dedicado à Violência Doméstica

Depois da dança dos lenços, em Dezembro de 2010, que encheu as ruas de Penafiel com centenas de bailarinos que alertaram para a problemática do cancro, o Penafiel D´Afectos está de volta.

Este ano o Penafiel D´Afectos vai centrar-se na violência doméstica, que é um problema universal que atinge milhares de pessoas, de ambos os sexos, de forma silenciosa e sem diferenciar os níveis sociais, económicos, religiosos ou culturais.

Com o objectivo de sensibilizar a população em geral, o Município de Penafiel através da iniciativa Penafiel D´Afectos, vai organizar diversas actividades ao longo do ano como sinal de alerta e de sensibilização para esta questão, tendo a principal acção de sensibilização, de novo nas ruas, a ter lugar em Novembro.

Antes, já no próximo dia 3 de Junho, às 21h30, um grupo de alunas do 12ºE da Escola Secundária Joaquim de Araújo e no âmbito da disciplina de área de projecto, em parceria com a Câmara Municipal de Penafiel, organizam no Auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel, uma conferência em torno desta questão, com a participação especial da Dr.ª Noémia Carvalho, coordenadora da Unidade de Psicologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e de elementos da GNR, que vão abordar a temática.

Posteriormente no dia 3 de Julho, será organizada uma caminhada de sensibilização com partida marcada do Sameiro passando pelo Largo da Ajuda; Praça do Município; Tribunal; Quartel da GNR de Penafiel terminando na Câmara Municipal de Penafiel.

Em Novembro e ainda no âmbito do projecto Penafiel D´Afectos da Câmara Municipal de Penafiel, decorrerá uma conferência e uma acção de sensibilização a divulgar oportunamente.

Em Portugal, a Amnistia Internacional (AI) reconheceu em 2010 que houve uma ligeira diminuição de ocorrências, relativamente a 2009. Contudo, a AI destacou os 43 homicídios registados em 2010 pela União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) face a 29 em 2009

Por sua vez a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) registou 13.072 crimes de violência doméstica em 2010.

Comentários