Sentir o Voluntariado -Penafiel 2011

O Banco de Voluntariado da Câmara Municipal de Penafiel realiza no próximo dia 17 de Junho, a partir das 9h30, no Auditório Municipal, situado no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, o seminário “Sentir o Voluntariado”, enquadrado nas comemorações do Ano Europeu do Voluntariado.

O Ano Europeu do Voluntariado, decretado oficialmente pelo Conselho de Ministros da U.E (União Europeia), tem como objectivo incentivar e apoiar os esforços desenvolvidos pela Comunidade, pelos Estados-Membros e pelas autoridades locais e regionais, criando condições na sociedade civil propícias ao voluntariado na U.E. e aumentando a visibilidade das actividades de voluntariado.

Associado a esta efeméride, o seminário “ Sentir o Voluntariado” pretende particularmente incentivar, melhorar e promover a prática do voluntariado no concelho de Penafiel, partilhando conhecimentos e sensibilizando as entidades locais e o público em geral para a prática do voluntariado.

O seminário terá início marcado para as 9h30 e contará com a presença de individualidades ligadas a área do voluntariado dando o seu contributo a uma actividade que tem como principal objectivo a promoção da prática do voluntariado no concelho, estando a sessão de abertura a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Alberto Santos.

O primeiro painel do Seminário, moderado pelo Vereador do Pelouro da Família, Solidariedade, Habitação e Inclusão Social, Antonino de Sousa, terá a intervenção de Maria Elisa Borges, membro do Conselho nacional para a Promoção do Voluntariado. Posteriormente caberá a João Pimenta da Direcção do Banco Alimentar do Porto dar o seu contributo neste primeiro painel.

Da parte da tarde, às 14h00, o segundo painel, moderado por Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, vai contar com a presença de Júlio Magalhães Mesquita dos Bombeiros Voluntários de Penafiel; do médico Freire Soares, Presidente da Liga de Amigos do Hospital Padre Américo; Paulo Guedes, Coordenador do Voluntariado do Hospital padre Américo; Ana Castro Sousa da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima e Paula Leite, coordenadora do banco Alimentar de Matosinhos.

O seminário “Sentir o voluntariado” vai de encontro aos princípios da fundação do Ano Europeu do Voluntariado – salientar a importância da ajuda ao próximo.

esta noticia foi cedida pelo Gabinete de imprensa da Câmara Municipal de Penafiel

Comentários