Jornadas Europeias do Património em Penafiel 2011




                                             
23 a 25 de Setembro: Jornadas Europeias do património
23 de Setembro das 10h00 às 18h00: Actividades lúdico-pedagógicas destinadas ao público escolar.
24 de Setembro às 21h30: "Lugares Mágicos de Penafiel"- Conferência de Paulo Loução.


Lugares Mágicos de Penafiel
A região de Penafiel integra uma paisagem cultural de grande riqueza cuja origem se perde na noite dos tempos. Desde logo, a cultura megalítica deixou as suas marcas como, por exemplo, o Menir de Luzim e a Anta de Santa Marta. Dois monumentos com especial significado.
Mais tarde os guerreiros celto-castrejos estão na origem de uma cultura e imaginário que ainda está bastante viva. O Castro de Monte de Mozinho permanece como testemunha fundamental assim como várias peças arqueológicas nele encontradas. Analisaremos o simbolismo de algumas delas.
Já na Idade Média, Penafiel recebeu os Cavaleiros da Ordem do Templo e foi palco da construção de alguns dos melhores exemplares de Igrejas Românicas. A Igreja de S. Salvador de Paço de Sousa com toda a sua envolvência merece uma atenção particular. Eram tempos dos monges e guerreiros que, já antes do reino português existir, prepararam o estilo de vida medieval próprio da sociedade cristã medieval.
Para além do rico simbolismo destes monumentos abordaremos como tradições seculares chegarem até aos nossos dias, não esquecendo a festividade cíclica do Corpo de Deus. Penafiel é uma região com uma mística viva onde a tradição e inovação se conjugam.

fica a saber mais em:

Comentários