Santa Luzia venerada por Milhares de Pessoas em Penafiel


 No Passado fim de de semana milhares de Pessoas deslocaram-se a Penafiel para participar e assistir às Festas de Santa Luzia.
As festividades tiveram inicio na sexta-feira dia 2 de Setembro com uma salva de Morteiros de Manhã. Na mesma noite realizou-se um grande concurso de karaoke.
No sábado de manhã e de tarde decorreu o habitual peditório acompanhado pelo grupo de Bombos de São Mamede de Recezinhos, pelas ruas da cidade de Penafiel.
À noite o recinto tornou-se pequeno demais para acolher milhares de Pessoas que foram assistir ao Espectáculo de Variedades com a actuação do Grupo Ciklone. À Meia-noite no intervalo do espectáculo decorreu uma grandiosa sessão de fogo de artificio. De seguida a noitada foi animada pelo já referido grupo.
No Domingo Penafiel vestiu-se de gala e começou o dia ao som da Banda de Música de Celorico de Bastos, e com a Missa Solene na Capela de Santa Luzia.
De tarde assistiu-se às actuações da Banda de Celorico de Bastos e da Fanfarra de Crestuma-Gaia, e ao habitual leilão das oferendas.
Às 17h30 saiu a Grandiosa Procissão da Santa Luzia que percorreu o longo itinerário do Costume na Cidade de Penafiel. Na procissão integraram dezenas de figuras bíblicas, centenas de pessoas, estandartes, fanfarra, banda de música, as cruzes da paróquia, os andores de: São José, Menino Jesus de Praga, Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora de Fátima, Santo Amaro, Santa Águeda e Santa Luzia; e ainda o Pálio, a comissão de honra e as entidades da cidade. Milhares de Pessoas assistiram a esta bela caminhada de fé nas ruas da cidade.
De noite decorreu o festival de folclore com vários grupos de folclore. As festas terminaram com uma sessão de fogo de artificio.

 

 Andor de São José

 andor do Jesus de Praga
 Andor do Coração de Jesus
 Andor do Santo Amaro

 Andor da Senhora de Fátima
 Andor da Santa Águeda



Andor de Santa Luzia, Padroeira dos olhos (vistas)

Comentários

Paula Mota disse…
Santa Luzia bendita nos ajude a todos nós
Pedro Couto disse…
Santa Luzia milagrosa; eu acompanhei até ao fim a procissão!

No comentário, do Paulo? aqui há gato. Já fazia uma novela.
Isilda disse…
Santa Luzia padroeira das vistas...

"Vistas" é a expressão popular que significa olhos... toda a gente o sabe
José Alvarenga disse…
Tradição Muito curiosa da vossa Cidade! antes de tudo porque foi organizada com dedicação e fé pela respetiva comissão festiva.