11 de Outubro- Dia do Deficiente Físico


Hoje assinala-se o Dia do Deficiente Físico, e o Blogue "Riquezas e Tradições de Penafiel" não podia deixar de lado esta efeméride tão importante.
Penafiel nos últimos anos tem vindo a desenvolver o projecto "Penafiel acessível", e desde então têm sido as melhorias registadas no plano da mobilidade, desde passeios mais largos, zonas pedonais partilhadas, criação de pontos de encontro nas avenidas com novo mobiliário urbano, eliminação de estacionamento para dar lugar a novos passeios, rebaixamento dos passeios na zona das passadeiras e colocação de diferente textura para uma fácil identificação para os invisuais (cegos); melhores acessibilidades aos locais públicos, como por exemplo colocação de rampas no acesso à Repartição das Finanças, loja do Cidadão, e Correios. Reconhecimento do esforço da Autarquia Penafidelense, foi o prémio ganho em 2009- a Bandeira de Ouro da Mobilidade, atribuída pela Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos. De salientar que Penafiel foi 1ºMunicipio  Português a receber a Bandeira de Ouro  da Mobilidade.

A Regeneração Urbana de Penafiel e a Mobilidade
*1"Hoje este Sonho torna-se realidade! Estamos a desenhar uma Cidade para Todos sem excepção!"

Apesar das melhorias, ainda há um grande trabalho pela frente! Mas "com a Regeneração Urbana, Penafiel será ainda mais bonita, agradável, acessível, inclusiva e amiga das pessoas"*2
Todos Sabemos que Penafiel é uma Cidade declivosa, mas a Regeneração que a cidade vai ter, promete acabar com muitas barreiras às Pessoas com mobilidade reduzida, desde logo com a colocação de 27 passadeiras acessíveis, através do rebaixamento dos passeios, a construção de uma passadiço aéreo e um elevador de acesso à loja do cidadão, reorganização de estacionamento em vários locais da cidade, a requalificação das áreas pavimentadas e todo o mobiliário urbano nas Ruas Históricas do Carmo e Direita, melhores acessos ao Centro de Saúde da Cidade,e melhoria das condições de acessibilidade ao Edifício da Câmara Municipal.
Neste dia que se assinala o Dia do Deficiente Físico, é bom saber que Penafiel está a ficar cada vez mais, uma cidade inclusiva e amiga de todos!!!

*1(excerto da Senhora Vereadora com o Pelouro da Regeneração urbana- DrªPaula teles)
*2(excerto do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Penafiel- Dr.Alberto Santos, acerca da Regeneração Urbana da Cidade de Penafiel)

Comentários

Pedro Couto disse…
bom texto aqui elaborado