Penafiel: Escritaria 2011 Homenageou Mia Couto

Evento está inserido nas Acções Imateriais da Regeneração Urbana da Cidade de Penafiel
No passado Fim-de-semana a Cidade de Penafiel abriu-se à Lusofonia, através do Escritaria, contaminando tudo e todos com a literatura de Mia Couto.
Foram várias as iniciativas que contaminaram a Cidade, desde Colóquios, Teatro de Rua, Exposições,  "Escritaria no Caminho" em que as entradas da Cidade foram "tapeteadas" com textos de Mia Couto; Post-its  gigantes colocados em vários edifícios públicos da Cidade, com frases de personalidades caracterizando e (re)inventando a Literatura de Mia Couto; O  Palavrário que convidou o público a entrar no Mundo de Mia Couto através da invenção de palavras.
Semelhante a edições anteriores  o Escritaria nas Paredes também foi uma realidade! Depois de Urbano Tavares Rodrigues, de José Saramago e Agustina Bessa Luís, foi vez de  uma frase do Escritor "Mia Couto" ficar materializada na Cidade, perpetuando o acontecimento do Escritaria.
- Além de todas estas acções, as Origens de Mia Couto estiveram presentes pela cidade, através do Espaço Moçambicano, com gastronomia, artesanato e Danças Moçambicanas.



Escritarizar sobre Mia Couto...
Mia Couto nasceu a 5 de Julho de 1955 na Cidade da Beira, filho de Fernando Couto e Maria de Jesus.
Entre 1971 e 1974 estudou Medicina na Universidade Lourenço Marques, tendo interrompido para ingressar na actividade jornalistica.

Foi director de vários órgãos de comunicação social entre os quais, "Agência de Informação de Moçambique", Revista "Tempo" e "Jornal de Notícias".

Mais tarde voltou à Universidade onde concluiu o Curso de Biologia, em 1989. Foi Professor da mesma cadeira em várias faculdades da UEM. Foi ainda fundador da Empresa, Impacto, Projectos e Estudos Ambientais, e onde se encontra a trabalhar até ao presente. É colaborador regular de diversos órgãos de comunicação nacionais e estrangeiros.

Mia Couto é o escritor Moçambicano mais traduzido e divulgado internacionalmente, sendo que as suas obras se encontram-se traduzidas em mais de 20 línguas, e algumas já foram adaptadas para o Teatro e para o Cinema. É dos escritores mais vendidos em Moçambique e Portugal.

Já foi nomeado para vários prémios Internacionais, e recebeu vários galardões,  entre os quais:
- 1991 Prémio Nacional Areosa Pena;
- Em 1995 o Prémio Nacional de Literatura atribuído pela Associação de Escritores Moçambicanos;
- Prémio ALOA atribuído na Dinamarca, ao romance "Terra Sonâmbula", considerado o melhor livro do 3ºMundo em 2000;
- Prémio União Latina de Literaturas Românicas, tornando-se no primeiro escritor de África a receber este prémio, cuja cerimónia decorreu em Roma, Itália em 2007;
- Em 2011 recebeu o Prémio Eduardo Lourenço, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos.


Na sua Obra Literária destaques para:
- Cada Homem é uma Raça (contos)- 1990;
- Terra Sonâmbula (romance)- 1992;
- Contos do Nascer da Terra (contos)- 1997;
- O Último Voo do Flamingo (romance)- 2000;
- Um Rio chamado Tempo, uma Casa chamada Terra (romance)- 2002;
- Pensamentos (ensaios)- 2005;
- Venenos de Deus Remédios do Diabo (romance)- 2008;
- Jerusalém- 2009.

Comentários