Lenda e História de São Martinho


Martinho terá nascido no ano 316 D.C., na Panónia (região da actual Hungria), filho de um oficial Romano. Com apenas 10 anos de idade, por sua própria vontade, decide tornar-se catecúmeo, isto é, aspirante a Cristão.
Mais tarde é obrigado a ingressar no exército onde pratica o ideal Cristão de humildade, generosidade e amor ao próximo.
Em 337, ocorre o episódio lendário de São Martinho, quando este, num dia tempestuoso, encontra um mendigo e decide repartir a sua capa com o pobre. De seguida, o mau tempo dá lugar a um dia de verão.
Em data indeterminada, Martinho abandona o exército, dedica-se à vida religiosa.
Em 354 Martinho chega a Poitiers onde se junta a Santo Hilário, mas logo de seguida parte para Itália para se encontrar com a família e evangelizar os seus conterrâneos.
Por volta de 355-360 São Martinho é expulso da sua terra por causa do Arianismo, e passa um tempo isolado na ilha de Galinária, no meio do Mar Tirreno.
No ano 361 funda a sua primeira comunidade monástica. 10 anos depois torna-se Bispo de Tours, cargo que irá exercer durante 26 anos, até à sua morte.
São Martinho morre em Candes, perto de Tours, onde será enterrado com pompa e circunstância.
Segundo a lenda, o Verão de São Martinho deve-se ao facto de quando o seu corpo ser trasladado para Tours, o dia de inverno transformou-se num dia de verão.

Por Penafiel....
Em tempos Penafiel, era uma aldeia chamada São Martinho de Moazáres, à qual tinha uma igreja, onde apenas resta a sua capela-mor, actual Santa Luzia.
Quando a sede de Paróquia passou para o Lugar de Arrifana, foi construída uma imponente igreja, junto da capela do Espírito Santo, em honra de São Martinho.
A igreja Matriz de São Martinho de Penafiel foi inaugurada em 1570!!!
O blog em breve dá-te a conhecer a igreja Matriz!!!

Comentários