Penafiel assinalou o 93ºAniversário do Armistício da Grande Guerra

 Ontem, dia 11 de Novembro de 2011, celebrou-se o 93º aniversário do Armistício que colocou  fim á 1ªGuerra Mundial que ocorreu entre 1914 e 1918.
 Portugal, em 1916 entrou no conflito pelo lado da tríplice Entente.
Apesar de ter apoiado a causa que saiu vencedora da contenda, os portugueses sofreram pesadas baixas em conflito contra os Alemães.
A batalha mais simbólica da participação portuguesa foi em Lali na zona de Flandres, Bélgica.
Em Penafiel, na praça do Município existe um monumento em homenagem aos combatentes da Grande Guerra, e ontem dia 11 de Novembro o Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes, colocou uma grande coroa de Flores junto da placa com os nomes de todos penafidelenses mortos em combate na grande guerra, em África e França. Passo a citar o nome dos penafidelenses que perderam a Vida em combate.
Na França: Arnaldo Pinto; Maximiano d`Oliveira; António Pinto; Francisco da Rocha; Custódio Vieira Clemente; Manoel de Sousa Carvalhido; Antero Soares Pereira; Dario Rocha; Agostinho da Rocha; José Ferreira; José de Sousa; António Ferreira da Silva.
Em África: Sebastião Pinto; António Vieira Ferreira; Albino da Rocha Torres; Manoel Nogueira; Agostinho Rodrigues da Cunha; José Soares Dias; João Rodrigues; Joaquim Carlos da Rocha; Pedro Pacheco; Abílio Soares; Belmiro Barbosa; José de Sousa; Boaventura Rodrigues; Amaro Tomé da Rocha; Manoel Ferreira; Joaquim Teixeira; Manoel Pereira do Couto; Alfredo Teixeira; Artur de Beça Cabral; Alvaro Ferreira; Manoel Moreira; Bernardino de Freitas; Manoel da Rocha; Victorino Ferreira; José Gonçalves; António Alves da Silva;
José Teixeira; Francisco de Sousa Pinto.
Fica da parte do blog, a homenagem a todos os que perderam a vida em combate na crueldade da guerra.

Um pouco de História...
Foi a 11 de Novembro de 1918 que a Alemanha assinou o armistício que deu fim à 1ªGrande Guerra!!!
Contudo, do conflito de 1914-1918, ficou muito por resolver e em 1939 a Guerra voltava a "estalar" na Europa.
A fotografia, ao lado, retrata a assinatura do armistício (rendição Alemã) a 11/11/1918. A carruagem de comboio onde foi assinada a derrota germânica voltaria a ser usada em 1940, para a assinatura da capitulação Francesa perante a Alemanha, já em plena 2ªguerra Mundial.
Em 1945, nos últimos dias do 3ºReich, o Ditador Nazi mandou dinamitar o compartimento e fazê-lo explodir numa das avenidas de Berlim.

Comentários