Cidade de Penafiel- Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Das várias Igrejas existentes na Cidade de Penafiel, há uma de Nossa Senhora da Conceição!!!
Como hoje, dia 8 de Dezembro é feriado Nacional em honra da Senhora da Conceição, fica a conhecer esta Igreja da Cidade.
 O Recolhimento de Nossa da Conceição de Penafiel foi fundado por Gonçalo Ferreira da Costa, natural de Paços. Emigrou para o Brasil onde casou com Dona Clara de Barros.
Regressado a Portugal, com alguma fortuna, foi viver para a Quinta das Lages com a sua esposa.
Nessa altura fundou um Recolhimento dedicado a Nossa Senhora, mandando construir uma Igreja e um Dormitório. Com o falecimento do benemérito, o recolhimento passou muitos anos desabitado.
Em 1713 o dito recolhimento foi à praça sendo arrematado pelas recolhidas que viviam num recolhimento em frente à Misericórdia.
Em Janeiro de 1716 as recolhidas do Anjo no Porto às de Penafiel tomando o Hábito de Nossa Senhora da Conceição em Penafiel.
Com as invasões francesas a Igreja e Recolhimento foram saqueados, ficando ao abandono, foi então que a Arquiconfraria do Santíssimo e Imaculado Coração de Maria, que tinha sede na Igreja do calvário, mudou-se para a Igreja das freiras e desde então tomou conta dela. Mas só em 1857 é que foram cedidos à arquiconfraria todos os paramentos, que têm do uso, festejos, o cálice, as imagens da Igreja, o coro, bem como o oratório, o realejo com o santíssimo crucificado e os sinos da Igreja em troca de 60 mil Reis. O Recolhimento das Freiras funcionou até cerca de 1860, altura em que no local se instalou uma parte do quartel e as escolas, embora o intuito da Câmara era instalar lá um hospício das Crianças abandonadas.

A Igreja do Recolhimento das Freiras da Senhora da Conceição, mais conhecida por Igreja das Freiras, situa-se na Rua Conde Ferreira, junto da Avenida Principal da Cidade. Fica a conhecer agora seu espólio e interior. Igreja de uma só nave, com altares em talha dourada, com colunas de ordem corintia, a maioria das Imagens são em tamanho natural!
Esta Primeira fotografia, o altar mor, com quatro colunas de ordem Corintia, no centro um painel da Senhora da Conceição, e várias imagens de santos a ladear, entre as quais, Santa Ana, São Miguel, São Gonçalo e Santo Amaro.

Na fotografia de baixo, duas imagens do Séc.XVI, Senhora da Conceição e Santo António.

 Na fotografia de cima, Altar do Imaculado Coração de Maria, a ladear duas imagens pequenas, São José e Santa Inês (esquerda para a direita)

 Altar do Sagrado Coração de Jesus, com uma riquíssima imagem. A ladear, as imagens de São Francisco Xavier e São Luís Gonzaga (esquerda para a direita)

 Altar de Santo Afonso Maria Ligório, a ladear este santo, duas pequenas imagens, santa Rita e Santa Clara (esquerda para a direita)

Riquíssimo altar do Nosso Senhor dos Aflitos, com Cristo na Cruz ao centro, no lado esquerdo a Senhora das Dores, e ao lado direito, São João Evangelista.
Nas paredes da Igreja várias cruzes com as estações da via sacra. Tem ainda dois nichos, em honra de Santa Teresinha, e NªSªFátima.

Comentários