Visita ao Museu de Arte Sacra da Misericórdia de Penafiel

Na última semana de 2011 o Riquezas e Tradições de Penafiel visitou o Museu de Arte Sacra da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel que se situa junto da Igreja da mesma irmandade, em pleno centro Histórico da Cidade de Penafiel, em frente aos Paços do Concelho, sendo que a entrada no Museu se efectua ou pelo centro de convívio ou na Praça Municipal junto da Capela dos Passos.
Foi uma visita muito interessante e teve como guia a Responsável do Museu de Arte Sacra, Drª Rita Pedras.
O Museu está aberto de 2ª a sábado, das 14h às 18h. Está fechado à 6ªfeira. A entrada tem o custo de 1 euro por pessoa. Ao domingo só abre para grupos mas com marcação prévia.
Fique agora a conhecer um pouco do espólio deste Museu da Cidade:
Recepção
Na recepção foi dada uma explicação sobre a criação do Museu e da forma como foram reunidas todas as peças expostas. Também na recepção são mostradas as tábuas dos legados do Século XIX, mostrando a acção da instituição em concreto a celebração de missas pela alma de instituidores e familiares dos mesmos.
Também presentes nesta sala as tábuas de indulgências dos instituidores, de familiares e de pessoas, que em agradecimento por verem o pedido feito aos santos aceite, se comprometiam a pagar uma quantia à Santa Casa. Também nesta sala são apresentadas  4 pinturas religiosas. Do Século XVII os painéis de São Vicente e São Miguel Arcanjo. E do Século XVIII os painéis de São João Evangelista e São João Baptista. De seguida fiquei a conhecer as alfaias litúrgicas, sendo que uma Cruz Reliquiário contém um pedaço do Santo Lenho!!!  Nesta sala os visitantes deparam-se com Santo António- o Santo Casamenteiro. Uma peça de arte sacra do Século XVIII.
Fica agora a conhecer as restantes salas do Museu:
Sala Mariana
É uma sala dedicada a Maria, ou Nossa Senhora como é chamada. Sendo que a Igreja da Misericórdia é uma Igreja Mariana, com invocação de Nossa Senhora do Amparo,.
Nesta sala encontrámos várias peças de arte sacra do século XVIII, uma de Nossa Senhora das Dores, outra da visitação de Nossa Senhora à prima Isabel, e outra da Sagrada Família, sendo que nesta ultima falta o Menino Jesus que se crê ter sido destruída num incêndio.
Ainda neste espaço uma pintura da virgem Maria com o menino e São João Baptista e no canto inferior esquerdo o encomendante da pintura, o Padre Luís Cardoso.

Sala de Cristo
Na sala de Jesus Cristo encontrámos representações das últimas horas da vida de Cristo, ou Seja, a chamada Paixão de Cristo, todas datadas dos Séculos XVIII e XIX. Temos pinturas das várias estações da Via-Sacra, desde o Ecce Homo, o Calvário, o Senhor no Horto, o Encontro de Jesus com a Mãe. E ainda uma pintura a óleo em pano, tratando-se de uma representação do Santo Sudário.
Tem ainda 2 crucifixos, sendo destaque para um em Pau Preto e Marfim. E ainda uma maquineta com a representação dos instrumentos da paixão, desde a mesa da ceia, os pregos da cruz, a cruz, as espadas dos romanos, etc.. 2ªmetade do Século XVIII.

Sacristia
Na sacristia da Igreja estão expostos os paramentos da mesma, e os paramentos que pertenceram ao Bispo de Penafiel. Tem ainda um imponente altar com uma belíssima imagem de Cristo crucificado.

Salão Nobre
Nesta sala destaque para a mesa e cadeiras de  estilo D.João IV e D.José I.
Destaque ainda para uma pintura a óleo sobre tela datada de 1785, que representa D.Ignácio de S.Caetano, efémero bispo da extinta diocese de Penafiel.
O Tecto é de grande valor, trabalhado em estuque relevado a ouro, no centro estão representadas as armas da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel.
 Coro Alto
No coro alto da Igreja estão expostas as bandeiras de Procissão da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, suportadas numa vara de madeira e eram transportadas nas Procissões da Semana Santa.
De um lado da tela um símbolo da Paixão e do outro a representação dessa cena bíblica.
Tem ainda uma bandeira da Misericórdia representando de um lado a Senhora da Piedade com Cristo morto nos braços, e do outro lado a representação de Nossa Senhora com o manto a cobrir o Mundo, tendo aos pés figuras que representam todas as classes do antigo regime.
Esta colecção é a única completa em todo o País.


Comentários