Nasce em Portugal o Primeiro Banco Municipal de Medula Óssea

esta noticia foi avançada pelo Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Penafiel

O primeiro Banco Municipal de Medula Óssea em Portugal, projeto do Centro de Histocompatibilidade do Norte (Ministério da Saúde) e do Município de Penafiel, é apresentado no próximo dia 15 de Fevereiro, com a realização de uma campanha de dadores de medula, a ocorrer partir das 9h30 em plena rua e com uma cerimónia pública, no auditório do Museu Municipal, a partir das 11h00.
Este projeto, único em Portugal, introduz uma nova forma de encontrar dadores na sociedade Portuguesa, quer com a criação de mais locais de inscrição (descentralizando), quer com ações periódicas de recolha de amostras de sangue.
O Banco Municipal de Medula Óssea,  consiste na realização planeada e concertada de diversas ações de recolha de amostras de sangue e a inscrição de dadores de medula óssea, a efetuar ao longo dos anos, até se conseguir atingir a cobertura de uma taxa razoável da sua população.
Pretende-se atingir, entre outros, os seguintes objetivos:
1 - aumentar o número de dadores;
2 - rentabilizar o trabalho de cada brigada de técnicos de saúde que efetua  a recolha das amostras de sangue, uma vez  que cada brigada quando chega ao local sabe que terá um número pré-determinado de dadores a aguardar;
3 - aumentar o número de locais de inscrição à disposição do cidadão, nomeadamente  nas juntas de Freguesia (atualmente , no dia a dia,  só é possível inscrever-se no CHN, Porto);
4 - reduzir as iniciativas esporádicas, algumas sem grande controlo por parte das entidades públicas de saúde, evitando nomeadamente casos de fraude.
O projeto nasce da concertação de vontades das duas entidades (Município e CHN) em dar resposta à necessidade de aumentar o número de dadores de medula óssea e não  apresenta custos acrescidos, antes pelo contrário, vai ajudar a reduzir custos nas saídas em serviço das Brigadas de recolha de dadores.
O Banco Municipal de Medula é virtual, porque os dados e as amostras são guardadas no CHN e tem como base um protocolo assinado anteriormente com o Município, cabendo ao Centro toda a coordenação técnica e científica das ações.
Estarão presentes pessoas com testemunhos impressionantes de coragem e determinação na luta contra a doença e irão atestar e comprovar a importância do aumento do número de dadores de Medula Óssea em Portugal.
Para ser dador basta ser saudável e ter entre os 18 e os 45 anos. Pode constituir-se dador com uma simples recolha de sangue idêntica às das análises clínicas.

Comentários