Penafiel incentiva ao Consumo dos Produtos "Da Nossa Terra"

E se no seu dia-a-dia, numas compras habituais, encontrasse  produtos que são oriundos, não de outro continente, não de outro país europeu, e nem mesmo de outros pontos de Portugal, mas sim produtos cultivados mesmo ao pé de casa, genuínos dos campos do nosso concelho?
Então se em breve isso acontecer, não se surpreenda, pois com a Marca "Da Nossa Terra", que surge numa parceria entre o Pelouro do Desenvolvimento Rural  da Câmara Municipal de Penafiel, a DRAPN (Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte) e a Cooperativa Agrícola de Penafiel que pretende dinamizar e incentivar à produção e ao consumo dos produtos da terra, vai colocar ao dispor das populações produtos locais, frescos e com qualidade, ajudando ainda a fomentar a economia local.
A apresentação deste projecto, e da Marca da Nossa Terra, decorreu na passada sexta-feira, dia 16 de Março de 2012, no Largo da Ajuda em Penafiel.
Neste momento as freguesias de Galegos, Duas Igrejas e Rans e ainda a Cantina da Câmara Municipal de Penafiel já consomem produtos Da Nossa Terra, sendo que a autarquia espera que o projecto se alargue a todo o concelho.
O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr.Alberto Santos realçou o facto de que com a Marca Da Nossa Terra " os nossos consumidores podem adquirir produtos de qualidade, produtos frescos, produtos do dia, que têm origem certificada, uma origem controlada, uma origem fresca e sobretudo local!"
Considerando ainda "que esta é das melhores formas de ajudarmos a nossa agricultura, e na prática ajudar os nossos agricultores num momento de crise como este que se vive", salientando ainda que é esta uma das formas de gerar riqueza e promover a economia local.
Actualmente a Marca da Nossa Terra conta com cerca de 20 produtores envolvidos.


Em simultâneo com a apresentação da Marca da Nossa Terra, decorreu o lançamento das Compotas de Melão Casca de Carvalho, que contou com a presença de vários membros da Confraria do melão Casca de Carvalho e de José Rocha, Delegado da Direção Regional de Agricultura e Pesca do Norte, ele também membro da confraria já referida.







Sobre as compotas de referir que as mesmas surgiram com o objectivo de divulgar o Melão Casca de Carvalho muito tradicional desta região, e de prolongar o período de comercialização do melão, pois este tem um "curto período de vida".
O Delegado da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, referiu ainda que as compotas irão ser comercializadas em Lojas Gourmet, e em breve está o lançamento de outros produtos derivados do Melão Casca de Carvalho.


Comentários