Penafiel- Mar de Gente na Procissão do Enterro do Senhor

 No passado dia 6 de Abril de 2012, Sexta-feira Santa, a tradição cumpriu-se em Penafiel com a Procissão do Enterro do Senhor.
Um mar de gente acorreu à Cidade para assistir e participar nesta celebração.
Com as ruas ás escuras, ao som das matracas, das músicas da paixão e das leituras do Evangelho proferidas pelo Bispo Auxiliar do Porto- D.António Taipa, nesta Procissão integraram ainda: a grande Cruz carregada por mais de 20 jovens da Juventude a Caminho; as 14 estações da via sacra; dezenas de tochas; as irmandades da Cidade, ente as quais a da Misericórdia, da Senhora da Piedade e os Franciscanos; o Corpo Eclesiástico, as autoridades civis da Cidade; o Andor de Nossa Senhora das Dores, o esquife com Jesus Morto, e centenas de pessoas.
Um belo momento de fé na nossa cidade que o blogue "Riquezas e Tradições de Penafiel" registou através de fotografias e vídeos. Agradeço ao meu primo que me foi orientando a máquina de filmar, enquanto eu fotografava. Aproveito ainda para desejar a todos uma santa e feliz Páscoa.

 Grande cruz carregada pelos jovens da JAC- Juventude a Caminho

Uma das 14 estações da Via Sacra, carregadas pelo agrupamento de Escuteiros de Penafiel.

 o Andor de Nossa Senhora das Dores carregado pelos Bombeiros

 Esquife com o Senhor Morto

 Procissão na Avenida Principal. Visíveis nas fotos são as obras que decorrem na cidade, que obrigaram a uma pequena alteração no itinerário da procissão.
 Uma vez mais o andor e o esquife na procissão.

Sermão do Bispo do Porto na Igreja Matriz de Penafiel, no fim da Procissão.

Comentários

Paula Mota disse…
Belissima a procissão deste ano. o sr Bispo sempre bem nas suas palavras