5, 6 e 7 Junho de 2012- Corpo de Deus- Festas da Cidade e do Concelho de Penafiel



Festas do Corpo de Deus de Penafiel celebram-se desde 1540

As Festas da Cidade e do Concelho de 2012 começam no dia 5 de Junho pelas 21h00, com uma conferência no Largo da Ajuda pelo Reverendíssimo Senhor Bispo do Porto- D.Manuel Clemente, subordinada ao tema "Festas do Corpus Christi".
-Actuação dos Bailes Tradicionais- Baile dos Ferreiros; Baile das Floreiras; Baile dos Pausinhos; Baile dos Pedreiros; Baile dos Pretos e Baile dos Turcos.


No Dia 6 de Junho, Quarta-Feira, logo às primeiras horas do dia rebentam os morteiros que anunciam a festa. Grupos de bombos, Zés pereiras e gigantones percorrem as ruas que se vão enchendo de pessoas. No Campo do Conde de Torres Novas (Campo da Feira) concentram-se as crianças das escolas para o Cortejo do Carneirinho.

O Cortejo do Carneirinho- único no País
Às 10h30,  parte  do Campo da Feira, o Cortejo do Carneirinho, tradição única no País que remonta ao ano de 1880 quando os alunos da casa escolar de Senhor Henrique de Carvalho resolveram brindar o seu professor com um carneiro e desfilaram com o animal todo enfeitado pelas ruas. Milhares de crianças do ensino básico do Concelho de Penafiel percorrerão as principais avenidas da cidade.
Cada turma leva consigo o seu carneirinho, enfeitado, que por sua vez, será oferecido ao seu Professor, como sinal de gratidão e respeito.
Pela tarde de quarta-feira, as ruas serão animadas pelos grupos de bombos, zés pereiras e gigantones.


A  Secular Cavalhada- única no País
Às 20:30h, terá lugar outra tradição única no país, a Cavalhada. Este desfile com origem no século XVIII, parte do Campo de Torres Novas e segue em desfile pelas avenidas da cidade até ao edifício dos Paços do Concelho. Um carro puxado por uma parelha de cavalos traz a figura da cidade, que vestida a rigor, irá apresentar cumprimentos à edilidade. Em frente ao edifício a figura da cidade pede silêncio aos presentes para poder saudar os autarcas que se encontram na varanda principal. Lidos os versos, a figura alegórica que foi delegada pelo povo dirige-se à varanda do edifício  acompanhado por duas meninas vestidas de branco, e aí saúda o Presidente da Câmara perante o povo penafidelense.
Após esta saudação actuam os Bailes dos Ofícios das Festas do Corpo de Deus de Penafiel, também únicos no País!!!
O Baile dos Ferreiros, conhecido pela sua bela coreografia com uma dança das espadas; 
O Baile dos Pedreiros, onde retrata um pouco do dia-dia desta classe profissional; 
O Baile dos Pausinhos, dança moderna com moços e moças bem alinhados ao som do apito e dos clarinetes; 
O Baile das Floreiras, de muito encanto feminino;
O Baile dos Turcos, dança épica que retrata uma batalha entre mouros e cristãos de efeito espectacular.
O Baile dos Pretos, com uma dança muito alegre ao som de batuque.

 Às 22h30 decorre a Inauguração do Parque Intergeracional de Penafiel.


No Campo da Feira estão instaladas várias diversões, carroceis, rulotes de comes e bebes, barraquinhas, doceiras, entre outros. No mesmo local, a partir das 23h15 realiza-se um Grande  Espectáculo de variedades com a actuação do famoso cantor  Zé Amaro e suas Bailarinas. No fim decorre uma  grandiosa sessão de fogo-de-artifício, na Praça da República.


No dia 7 de Junho, as bandas de música, os morteiros e o repicar das oito igrejas da cidade, anunciam a grande Solenidade do Dia. Às 11h30 a Igreja Matriz acolhe uma Missa Solene.
Da parte da tarde, chega a Fanfarra de Guimarães que dará entrada entre as 14h30 e as 15h00. Às 15h00 decorre a actuação das bandas de música no largo da Ajuda.
Às 15h30 os Bailes Tradicionais (Ferreiros, Pedreiros, Floreiras, Pretos, Pausinhos e Turcos) actuam pelas ruas entre o Campo da Feira e a Câmara Municipal.

 Às 17h00 o estado de São Jorge é preparado, sendo escoltado pelo Baile dos Ferreiros.

A Procissão do Corpo de Deus-única no País!!!
Às 17h30 a cidade enche-se de milhares de pessoas  para ver passar a Majestosa Procissão do Corpo de Deus. Esta procissão única no país, datada desde 1540, junta no mesmo corso duas partes distintas, o profano e o cristão. Fazem ainda parte da procissão figuras como o “estado de S. Jorge”,  uma comitiva de cavaleiros vestida à Século XV e cavalos bem engalanados, o Carro Triunfal, os Bailes tradicionais, a Bicha Serpe, o Boi Bento,  as bandas de música, as representações bíblicas da vida de Jesus Cristo, a comunidade cristã da cidade,  as 38 cruzes que representam cada uma das freguesias do concelho, o Corpo Eclesiástico, as Irmandades da Cidade e a Confraria da Cidade. Presidida por Sua Exª Rev.ma, o Senhor Bispo do Porto, a procissão do Corpo de Deus sai da Igreja Matriz e percorre as ruas da cidade com destino ao Santuário do Sameiro onde se procede à bênção da cidade e do concelho, finalizando com uma largada de pombos. Após a Saudação centenas de foguetes rebentam no ar, de seguida a Procissão volta a descer ao centro onde recolhe na Igreja Matriz.

As festas do Corpo de Deus de Penafiel despedem-se do ano de 2012 com a actuação de bandas de Música, às 22h00, no Largo da Ajuda.

Comentários

Anónimo disse…
programa cultural muito fraquinho
Pedro Couto disse…
esta câmara só pena em agrivais de comes e bebes e em escritarias.
este ano nem a avenida querem ilominar pelas festividades.

um dia destes vou perguntar à menina da cultura o que ela lá anda a fazer
Fatinha Borges disse…
boa tarde tiago

gostava de saber quem teve a ideia (infeliz) de colocar o concerto na quinta das lages
Pedro Couto ataques pessoais não são tolerados neste blogue;
Obrigado pela sua opinião;

Tiago Daniel Lopes
Filipa Pinto disse…
quem viu e quem vé as festas do corpo de deus. antes eram mais majestosas.vinham mais cavalos na procissao, havia as ruas iluminadas.
havia a marcha luminosa com aqueles carros todos lindos.