EMYA 2012, 16 a 20 de Maio em Penafiel

noticia avançada pelo Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Penafiel

" O Museu Municipal de Penafiel recebe de 16 a 20 de Maio a Assembleia Anual do Fórum Europeu dos Museus, cujo ponto alto será a cerimónia de entrega, dia 19 de Maio, às 18 horas, do Prémio do Museu Europeu do Ano - EMYA (European Museum of the Year Award).

Ao todo são 46 os Museus Europeus em competição oriundos de países como a Alemanha, Holanda, Reino Unido, Rússia, Sérvia, Itália, França, Grécia, Noruega, Portugal, Croácia, Espanha, Suíça, Suécia, Eslovénia, Estónia, Irlanda, Turquia e Ucrânia.

Além da Entrega do prémio de Museu Europeu do Ano, serão ainda anunciados, em Penafiel, os vencedores do Silletto Prize, que distingue um museu que nos últimos dois anos tenha demonstrado um alto grau de envolvimento da comunidade local, e ainda o Kenneth Hudson Award, atribuído a um museu, pessoa, projecto ou grupo que se tenha evidenciado pela sua audácia, muitas vezes controversa.

O Museu Municipal de Penafiel, que organiza a cerimónia, foi vencedor do Prémio Melhor Museu Português 2010 atribuído pela APOM, Associação Portuguesa de Museologia e foi ainda nomeado para o EMYA 2009 tendo na altura chegado à lista final de nomeados."


o programa das comemorações pode ser consultado no seguinte link:

Visite ainda o site do EMYA 2012:

Comentários