Milhares de Pessoas na Procissão do Corpo de Deus em Penafiel

Na passada quinta-feira- 7 de Junho de 2012, Feriado Nacional, Milhares de Pessoas deslocaram-se a Penafiel para assistir à sua Procissão do Corpo de Deus, única no País, que é datada desde 1540.
Procissão única e considerada uma das maiores do País, é dividida em duas partes: o Profano e o Cristão.
Na parte Profana, a Cavalaria da GNR, a Fanfarra dos Escuteiros, a Bicha Serpe- figura grotesca em forma de dragão, com escamas e asas e longa cauda, esta figura símbolo do mal surge acorrentada e puxada pelo seu mordomo que a enfrenta com uma imponente espada; Os Bailes Tradicionais de Penafiel- o dos Pretos, dos Pausinhos, Turcos, Pedreiros e Floreiras Uma comitiva de cavaleiros vestida à século XV, vários cavalos engalanados, o Estado de São Jorge, em que o santo segue montado a cavalo, seguro pelos seus 4 mordomos; o Boi Bento e na cauda da parte profana surge o Carro Triunfal, puxado por uma junta de bois, este carro em forma de concha, com várias bandeiras de Portugal e Penafiel, no alto segue a Figura da Cidade apoiado no seu escudo e armas da cidade. Nos degraus, crianças vestidas de anjos atiram flores à multidão.
Na Parte religiosa, as crianças da comunhão, as cruzes de todas as Freguesias do Concelho de Penafiel, as Irmandades das Igrejas da Cidade de Penafiel, as encenações Bíblicas, os párocos da cidade, a comunidade paroquial, o Pálio com o Santíssimo Sacramento carregado pelo Bispo do Porto, as autoridades civis e religiosas da cidade. O Baile dos Ferreiros, a Bandeira da Cidade, as Bandas de Música e o povo.
Ficam algumas fotografias desta linda Procissão. Podes ainda ver os vídeos da Procissão neste blogue.

Parte 1- Procissão na Avenida Principal da Cidade


O Carro Triunfal

Uma das 38 Cruzes das Freguesias do Concelho de Penafiel


Este ano as encenações Bíblicas da Procissão surpreenderam toda a gente pela positiva. Foram mais de 100 figurantes, e todas as encenações Bíblicas foram retratadas na perfeição. As mais aplaudidas foram, a Ceia de Cristo, os Soldados Romanos e as Bodas de Caná. Para o ano esperam-se ainda mais figurantes...



A Ceia de Cristo

Soldados Romanos na prisão de Jesus


Duas das Confrarias da Cidade de Penafiel


Parte 2- Procissão no Largo da Ajuda (após a subida ao Santuário do Sameiro)

A Bicha Serpe a abrir a Procissão


O Baile das Floreiras

O Estado de São Jorge

O Carro Triunfal (uma vez mais)


O Santíssimo Sacramento

Interior da Igreja Matriz de Penafiel ricamente ornamentada no Dia do Corpo de Deus.

Comentários

Paula Mota disse…
Olá Tiago
quero aproveitar para salientar que este ano a Procissão de Corpo de Deus vinha magnifica, e muito mais grandiosa.

continua com o teu bom trabalho. Penafiel conta contigo