O Baile das Floreiras e o Baile dos Pausinhos- Corpo de Deus- Penafiel

O Baile das Floreiras-único no País
 O Baile das Floreiras, único no País, de muito encanto feminino é composto por 6 pares de senhoras vestidas de saia preta, camisa branca, xaile, chapéu, um raminho e uma canastrinha de flores nas mãos. Toda a roupa é decorada com flores. No baile também existe o mestre. A dança retrata as floreiras que vieram à cidade vender as suas flores, mas um homem (mestre) regateia com elas para tentar comprar  as floreiras, e não as flores. No fim acabam por se entenderem entre todos, e as floreiras fazem uma espécie de batalha de flores que enche de alegria todos os que assistem.

O Baile dos Pausinhos- único no País
 O Baile dos Pausinhos, composto por 8 pares de rapazes e raparigas, todos bem apuradinhos, com um par de pausinhos de madeira cada um. O Baile orientado ao som do apito de clarinetes e tubas, tem muita dança e cântico, dando um colorido, fazendo deste baile diferente de todos os outros, pelos aspectos que engloba.
        Este baile nasceu numa altura muito poética e romântica, é o que tem mais complexidade musical e terá    sido uma dança descendente das danças com espadas.


Comentários