Cidade de Penafiel- Igreja de Nossa Senhora do Carmo


Hoje, Dia 16 de Julho, é Dia de Nossa Senhora do Carmo! Na Cidade de Penafiel existe uma Igreja em sua Honra que o Blogue dá agora a conhecer...

Em Penafiel, a actual Rua do Carmo, tinha o nome, de rua de Santo António Velho, por aí existir uma capela em honra deste santo. Mas "velho" só apareceu depois de ter sido construída em Penafiel, o convento dos capuchos de Santo António.
Aquando das invasões francesas, a capela foi saqueada e quase caiu no abandono, tendo a Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, demolido a capela, e dado inicio à construção de uma igreja de dimensão apreciável.
Na sua inauguração, em 1812, celebra-se uma grande festa.
A ordem terceira do Carmo, com ajuda de várias instituições e personalidades penafidelenses, foi remodelando a igreja, bem como o lugar em sua volta.
Desde, o jardim que se situa em frente ao edifício religioso, um grande terraço com coreto, para encher aquando das festas de Nossa Senhora do Carmo; para albergar a "Cavalhada", que se realizava nas festas do Corpo de Deus, e para as celebrações da Semana Santa. Tornou-se um dos principais lugares da cidade.
Fique agora a conhecer o espólio da Igreja.
Altar-Mor

Altar de Santo António

Na imagem, o altar de Santo António, onde além deste santo
venerámos a Nossa Senhora de Fátima e o Sagrado Coração de Jesus.
Inicialmente, este altar, só teria uma imagem, a do Santo António, mas no Século XX se ordenou a colocação de duas imagens para ladearem o Santo Franciscano.
Tem o seu altar revestido em talha dourada, sendo que foi mandado dourar pela última vez em 1978.

Altar de São Vicente-Moço e Mártir
Logo após a construção da igreja, a Ordem Terceira do Carmo, fez uma promessa à Santa Sé, em que o primeiro santo a chegar ao Vaticano, viria para Penafiel.
Em 1826, realizou-se o desejo, ao ser enviado pelo Vaticano para Penafiel, o Corpo de SÃO VICENTE-MOÇO E MÁRTIR.
Logo se ordenou a construção de um lindíssimo altar, onde se colocasse o corpo do santo, e onde este pudesse repousar. O altar foi mandado dourar, pela última vez, em 1978.
Este Santo encontra-se deitado num caixão de vidro, para que as pessoas o observem, num altar lateral.
Está com vestes de branco e dourado.


O cabelo é natural, e o corpo encontra-se incorrupto, isto é, intacto desde que faleceu, logo prova da sua santidade.Já realizou vários milagres, e segundo os penafidelenses, abre os olhos quando um milagre é realizado através de sua intercessão. E como o "riquezas e tradições de Penafiel" comprovou, os seus olhos, às vezes estão fechados como logo a seguir começam a abrir-se.


Altar da aparição da NªSªCarmo a São Simão Estói
Em 1959, para dignificar mais a padroeira desta igreja, a sua irmandade, mandou construir, um altar onde se colocasse a imponente e bela imagem de Nossa Senhora do Carmo, mais a imagem de São Simão Stock.
Um altar de dimensão um pouco superior que os outros devido ao tamanho das imagens, altar esse bem preparado e de talha dourada.
Durante todo o século XX, a igreja sofreu alterações apreciáveis, como a colocação de azulejos em todo o exterior da igreja, a colocação de Relógio na torre da igreja.
Esta igreja tem uma procissão em Honra de Nossa Senhora do Carmo, que se realiza de Dez em Dez anos, como diz a tradição.
Apesar de ter custos elevados, é uma procissão muito majestosa, com imponentes andores, sendo o de Nossa Senhora do Carmo o mais pesado.

Na imagem, temos Santo Elias, que se encontra na igreja.
Santo Elias foi da ordem Carmelita.
É o PATRONO CONTRA O FOGO.
No seu andor é colocada uma casa de caco em chama.
Santo ELIAS segura uma vara em chamas. Os bombeiros carregam o seu andor.



 grande imagem de Santa Teresa D`Ávila.

Também esta uma santa que pertenceu à ordem Carmelita.
Tanto esta como a imagem de Santo Elias saem na procissão. 

Comentários