Agrival 2012- Dia do Concelho de Penafiel, de São Bartolomeu e das Cebolas


Ontem dia 24 de Agosto realizou-se a Tradicional Feira das Cebolas e de São Bartolomeu que apesar da chuva que se fez sentir durante a tarde, chamou milhares de Pessoas a Penafiel. 
As ruas envolventes ao Santuário e Igreja de Nossa Senhora da Piedade, vulgo Sameiro, transformaram-se numa verdadeira feira onde de  tudo se vendia...desde roupa, calçado, utensílios de cozinha, produtos electrónicos, entre muitos outros. 
Mas o produto principal foi a cebola...
Na Avenida Gaspar Baltar dezenas de vendedores, que apesar da crise e do tempo incerto conseguiram escoar milhares de quilos de cebolas.
A par da Feira das Cebolas e São Bartolomeu, decorreu na Agrival o Concurso das Cebolas

 Fotografia do Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos- vulgo Sameiro

 São Bartolomeu no seu altar no interior da Igreja. Como manda a tradição, neste diabo é solto. O Livro "Penafiel Há Cem Anos" refere: "é de tradição que em dia de São Bartolomeu, o diabo ande à solta..."
Vista geral da Feira das Cebolas e de São Bartolomeu
Esta secular feira, quando a Vila de Arrifana de Sousa ganhou estatuto de Cidade com o nome de Penafiel em 1770, ainda se realizava junto da capela de São Bartolomeu no lugar de Louredo, onde os frades do convento dos Capuchos vendiam aí as suas cebolas. 
Mais tarde, por falta de espaço, a feira mudou para o Monte do Povo, onde mais tarde nasceu o Santuário do Sameiro. A feira das Cebolas foi-se realizando no lugar da Devesa até meados do Século XX. Na actualidade a feira realiza-se na Avenida Gaspar Baltar e ruas envolventes ao santuário.

Comentários

Jorge Cunha disse…
boa tarde Tiago;

de louvar o teu trabalho por Penafiel;
devia de ser mais reconhecido, pouca gente se dava ao trabalho de divulgar tao bem a nossa cidade;
continua amigo;

um abraço
Jorge