Santa Luzia venerada na Cidade de Penafiel

Santa Luzia, Advogada dos Olhos e da Visão voltou a ser venerada na Cidade de Penafiel com um digna solenidade em sua honra
No Passado Fim de Semana, dias 1 e 2 de Setembro, decorreram em Penafiel as Festas em Honra de Santa Luzia, que é venerada na sua Capela. Capela essa que é dos Monumentos Religiosos mais antigos da Cidade, pois antes de ser Capela de Santa Luzia, esse templo foi sede de Paróquia da Freguesia São Martinho de Moazares.
As festividades abriram com o habitual peditório pelas ruas, com a actuação dum grupo no Sábado à Noite, e ainda fogo de artifício no mesmo dia.
No Domingo de manhã celebrou-se a Missa Solene, e da parte da tarde o ponto alto foi a Majestosa Procissão da Santa Luzia que percorreu as principais artérias da Cidade.
Na Procissão integraram, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, a Banda de Música de Celorico de Basto, as Cruzes e Estandartes da Capela, dezenas de figuras Bíblicas, a Comunidade Paroquial, os Andores do Menino Jesus de Praga, do Sagrado Coração de Jesus, do São José, do Santo Amaro, de Nossa Senhora de Fátima, de Santa Águeda e por último o Andor de Santa Luzia. O Padre da Igreja do Calvário Frei Luís de Sousa presidiu à Procissão debaixo do Pálio. 
Apesar do Calor, centenas de pessoas acompanharam e assistiram a este belo momento de Fé pelas ruas de Penafiel. Ficam algumas fotografias:


 Fanfarra dos Bombeiros de Penafiel

 Cruz da Paróquia de Penafiel

 Pormenor do Andor de São José


 Pormenor do Andor do Sagrado Coração de Jesus


 Figurantes Bíblicos

 Andor de Menino Jesus de Praga


 Andor de Santo Amaro


 Andor de Nossa Senhora de Fátima

 Santa Águeda, Advogada dos Seios

 Quadro Bíblico da Rainha dos Anjos

 Estandarte de Santa Luzia

 Pormenor do Andor de Santa Luzia, advogada dos olhos e da visão

 Pálio com uma Relíquia do Santo Lenho, transportado pelo Padre Franciscano, Frei Luís de Sousa


Na Noite de Domingo o Grupo "Novo Dia" abrilhantou a festa, e o fogo de Artifício encerrou as festividades da Santa que é das mais veneradas em Penafiel.

Andor de Santa Luzia

Altar-mor da Capela de Santa Luzia em Penafiel

Comentários