Escritaria 2012- António Lobo Antunes despede-se de Penafiel com "Calorias de Ternura"

 No passado fim-de-semana Penafiel transformou-se na  Cidade de António Lobo Antunes, escritor que foi o Homenageado do Festival Literário- Escritaria.
O Romancista português viu a sua Vida e Obra saltar das estantes para as ruas,  passeios, edifícios, lojas, jardins da Cidade numa verdadeira Contaminação Literária!!!
Também em Penafiel, António Lobo Antunes  fez o lançamento do  livro que mais gostou de escrever.
O  seu novo romance "Não é meia-noite quem quer" teve apresentação por Ana Paula Arnaut, perante um auditório Municipal repleto de gente.

Além de Teatro de Rua, conferências, arte pública e contaminação do espaço urbano, decorreu ainda a atribuição do Prémio Jornalístico- Escritaria.
Na categoria de Imprensa Escrita venceu a reportagem "Escritores resistem ao acordo" do Jornalista Sérgio Almeida do JN; na Categoria carreira, o Programa da RTP2 " Câmara Clara"; na Categoria Vídeo/TV venceu a peça "O Teatro e as Serras" da Grande Reportagem SIC; e por último, na Categoria Rádio venceu a Jornalista Maria João Costa.
Já na despedida António Lobo Antunes confessou que: "Eu estava com a maior hesitação em vir, estou cada vez mais bicho-do-mato, cada vez me apetece menos. Aceitei a contragosto e vim. Foi uma surpresa, comoveram-me as pessoas, comovem-me os Portugueses." dizendo ainda que se despede de Penafiel "com calorias de ternura" que lhe aqueceram a alma.


 Semelhante a edições anteriores  o Escritaria nas Paredes também foi uma realidade! Depois de Urbano Tavares Rodrigues, de José Saramago,  Agustina Bessa Luís e Mia Couto, foi vez de  uma frase de António Lobo Antunes  ficar materializada na Cidade, perpetuando o acontecimento do Escritaria.
A frase é a seguinte: "escrever é um trabalho que se faz por paixão, com muito sacrifício, com muitas olheiras" e poder ler-se num muro da Rua do Paço em Penafiel.

Comentários

Felipa disse…
o seu trabalho por PENAFIEL é de louvar, muitos parabéns.
o Tiago deve ter orgulho no que faz.
Penafiel agradece.
Não conheço ninguém que eleve e analteça tanto o nome de Penafiel.

continue e conte comigo.

Felipa
Paula Mota Alves disse…
edição especial para mim, a escritaria deste ano. Tenho muito gosto na obra de LOBO ANTUNES.

bjinho