Igreja Matriz de Penafiel- 442 anos de História!!!

A Igreja Matriz é Monumento Nacional, situa-se na rua Direita em pleno centro histórico de Penafiel e foi inaugurada em 1570!!! É a Igreja mais antiga da Cidade!
 A Igreja Matriz de São Martinho de Penafiel, classificada como Monumento Nacional, de estilo renascentista de três naves e quatro tramos separadas por duas arcadas de arcos de volta perfeita apoiados em colunas jónicas e cobertos por abóbadas de berço, começou a ser construída em 1561 e concluída em 1570, sobre a primitiva capela do Espírito Santo, remodelada no Século XVI ao gosto Manuelino por João Correia, rico mercador da cidade de Penafiel, para albergar aí o seu túmulo, constituído por uma lâmina em bronze e de tipo flamengo onde aquele fez representar a sua imagem gravada. No exterior destaque para a fachada maneirista, de parede lisa rasgada por duas amplas janelas que flanqueiam o pórtico, composto por duas colunas jónicas e entablamento clássico sobre o qual se desenvolve um nicho rectangular, com a representação policromada de São Martinho e o mendigo encimada por rosácea.
 Interior da Igreja

 Esta foto, do Altar-mor da Igreja, todo trabalhado em talha dourada, com um painel representando o São Martinho e o mendigo, com 3 colunas de ordem coríntia de cada lado, onde assentam duas imagens, São Pedro à direita, e São Martinho à esquerda. 

O altar de Nossa Senhora do Rosário, com duas colunas corintias, no centro a imagem de Nossa Senhora do Rosário, a ladear, no lado esquerdo o Santo António e no lado direito a Santa Rita de Cássia.


 Altar de Sagrado Coração de Jesus, talha dourada e com quatro colunas de ordem coríntia. No centro uma grande imagem do Sagrado Coração de Jesus.
                          À esquerda o São João Baptista e à direita a Nossa Senhora de Lurdes.

  Altar de Nosso Senhor dos Passos, encontra-se na primitiva capela do Espírito Santo, onde se encontra o túmulo de João Correia. Altar simples com uma imponente imagem de Nosso Senhor a carregar uma cruz.


  Altar do Santíssimo Sacramento, encontra-se na Nave da Direita (para quem entre na Igreja). Com 3 colunas de ordem corintia de cada lado, em talha dourada, no centro tem um painel com dois anjos segurando o Santíssimo.

 Altar das Santas Alminhas, todo em talha dourada, com quatro colunas de ordem corintia, com um painel, todo em madeira, representando as alminhas no inferno, o céu com os anjos, São Martinho nas nuvens com a Santíssima Trindade recebê-lo no céu. A ladear tem a Santa Teresinha e Santa Rosália (lado esquerdo e direito da imagem respectivamente).
 Altar de Nossa Senhora de Fátima, com 4 colunas de ordem corintia; todo trabalhado em talha dourada. No centro ergue-se uma imponente e valiosa imagem de Nossa Senhora de Fátima, que na nuvem tem o escudo de Portugal. No Lado esquerdo tem o Menino Jesus de Praga e no lado direito tem a imagem de São José.

 Pia Baptismal da Igreja Matriz de Penafiel, situa-se no lado direito da igreja, com um painel onde tem São João Baptista a baptizar Jesus no Rio Jordão. Nas paredes encontram-se ainda Cruzes e painéis em azulejos com as estações de Cristo na Via Sacra a caminho do Calvário.


Acerca desta Igreja...
É uma igreja muito activa, estando diariamente aberta para culto até às 18h00, estando entre ao 12h30 e as 14h30 fechada para hora de almoço. Tem missa todos os dias às 21h00, ao sábado às 16h30 em tempo de catequese, e ao Domingo tem às 10h00, Às 12h00 e às 21h00. Tem várias confrarias, entre as quais a do Santíssimo Sacramento que organiza as festas do Corpo de Deus, sendo a 2ªmais antiga do mundo, institucionalizada em 1540.

Comentários

Alberta Vale disse…
Sou natural de Penafiel,vivi na rua do sacramento 17 anos,rua que fica ao lado da Igreja Matriz.A minha casa ficava de frente para a sacristia.Fui la batizada,fiz a primeira comunhao,a comunhao solene e batizei la a minha primeira filha.Para mim e a igreja mais bonita de Penafiel,pois apesar de ser linda foi muito importante na minha vida.E com saudade e muita alegria que visito essa igreja quando posso,pois raramente visito Penafiel.Os meus avos viviam na rua direita,mesmo em frente a igreja,por isso a minha vida foi passada a volta de essa linda igreja.Adoro Penafiel,apesar dos meus avos e meus pais infelizmente ja terem falecido,ainda continua a ser a Cidade do meu coracao.
Boa Noite Alberta;

Um muito obrigado pelo seu caloroso comentário;

Será sempre recebida de braços abertos nesta página.