Penafiel- Ao Domingo no Museu- "Azeite & Vinagre"

(esta notícia foi avançada pelo Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Penafiel)

No Próximo Domingo dia 30 de Dezembro de 2012, entre as 15h e as 18h, realiza-se mais um "Ao Domingo no Museu" no Museu Municipal de Penafiel, desta vez subordinado ao tema "Azeite & Vinagre" em que a peça do mês é um Galheteiro.
Fica uma descrição:
"Temperar um bom prato de bacalhau com batata merece a seleção criteriosa do azeite e vinagre a utilizar, especialmente nesta quadra natalícia em que esta combinação assume o papel principal à mesa da ceia de Natal.
De sabor e aroma peculiares, estes produtos são, ainda, susceptíveis de diferentes utilizações, com diferentes objectivos, nem sempre muito evidentes..."

Objecto do mês- Galheteiro
Descrição:
"Galheteiro em faiança com decoração em monocromia azul, estampilhada, com acabamento manual e pintado à mão, sobre fundo. Era originalmente composto por: um suporte, constituído por dois recipientes cilindricos que servem de recetáculo às galhetas; os outros dois recipientes, semiesféricos com tampa, destinados às especiarias, sal e pimenta, dos quais apenas resta um.
O conjunto encontra-se unido pela pega, de secção retangular, decorada com faixas azeeuis intercaladas entre si, terminando em argola azul.
As duas galhetas têm forma de gomil com asa oval, bico pouco acentuado, sendo uma para conter o azeite e outra para o vinagre. O bojo das galhetas e o respectivo suporte é decorado com motivos vegetalistas.
O recipiente das especiarias apresenta decoração com três barras contínuas sendo a do centro mais larga, a respetiva tampa tem forma semiesférica, com pega esférica, com os mesmos motivos do recipiente.
Nenhuma das galhestas tem tampa e uma delas não tem asa original, apresentando um "gato", ou seja, uma reconstituição da mesma em folha metálica."

Comentários