(notícia avançada pelo Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Penafiel)
Arqueólogos Municipais sondam possíveis vestígios de Capela do Século XVIII no Sameiro.
Trabalhos já estavam previstos pela Regeneração urbana de Penafiel, cujas obras decorrem normalmente.
Existência desta Capela já era conhecida e aparece na planta da Cidade em 1885.
O Museu Municipal de Penafiel já tinha conhecimento da existência desta capela, que inclusive vem representada numa planta da cidade datada de 1885 e que terá sido entretanto demolida no decorrer das obras de construção do Santuário e do Parque do Sameiro, a partir de 1886.
A equipa de Arqueologia encontra-se desde o início das obras a acompanhar as escavações, para determinar se os vestígios encontrados pertencem efectivamente à capela, sendo que a confirmar-se será levado a cabo o trabalho de registo em fotografia, desenho e levantamento topográfico da mesma.
Curiosidades sobre o Sameiro...
Aquando dos desaterros para a fundação do Santuário encontrou-se o vestígio arqueológico mais antiga de que há registo na área definida como Centro Histórico da Cidade de Penafiel- uma estatueta em bronze do deus romano- Marte, datável dos Séculos II-III d.c., surgida aquando da abertura das valas de fundação para aquele santuário em 1886. Apesar de ser o único indício de que se tem conhecimento, constitui, até hoje, o fundamento para a presença romana nesta área, não sendo de excluir a hipótese da existência dum povoado mais antigo dadas as características físicas do local.
Esta imagem encontra-se actualmente em exposição na Sala de Arqueologia do Museu Municipal de Penafiel."
Comentários
era uma forma de preservar a HISTÓRIA DE PENAFIEL.
Jorge c.