Penafiel dos Tempos Idos- Igreja do Calvário e Ordem Franciscana

fotografia da Igreja do Senhor Jesus do Calvário

Em 1659 surgiu em Penafiel a Ordem Franciscana Secular através de frades franciscanos que irradiavam da Ordem do Porto para as terras em redor.
Esta Ordem foi tendo ao longo dos anos sede em vários locais da Cidade...primeiro na igreja matriz, depois na Igreja dos Capuchos e só a partir do inicio do Século XIX é que adquiriu a residência que se mantém na actualidade!!!
Foi em 1810 que foi inaugurada a Igreja do Senhor Jesus do Calvário e ainda uma casa para os párocos franciscanos. 
Mas antes no local da Igreja já existira uma capela do calvário!!!
Pelos estatutos da Ordem Franciscana Secular de Penafiel, era ordenado fazer a Procissão da Penitência no primeiro domingo da Quaresma. Desta tradição existem vários registos, como por exemplo, em 1896 saíram os andores de Santa Isabel, Nossa Senhora da Conceição, os Bem Casados-São Lúcio e Santa Bona, e o andor de S.Francisco.
No início a Procissão saía da Igreja Matriz e dirigia-se até à capela do Calvário. Mas depois da construção da Igreja do Calvário, o cortejo religioso sofreu algumas alterações no itinerário e na sua apresentação, assim como na data da mesma, passando a procissão para o primeiro domingo de Outubro. 
No Século XX a última procissão foi em 1967 (como documentam as fotos abaixo). No actual Século, XXI, a última procissão realizou-se em 2009, aquando do Jubileu dos 350 anos da Ordem Franciscana Secular de Penafiel.
Ficam algumas fotografias antigas...
 Andor de São Luís, Rei de França, na Procissão de 8 de Outubro de 1967 em Penafiel

Andor de São Francisco de Assis na sua Procissão no dia 8 de Outubro de 1967 em Penafiel

Comentários

Anónimo disse…
Theге are manу causеs why folκѕ favor
thіs belt.

Also visit my ωeb page; http://wiki.asp-jp.com/