Regeneração Urbana da Cidade de Penafiel- Requalificação da Zona do Sameiro

Esta notícia avançada pelo Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Penafiel
Arrancaram esta semana as obras da zona envolvente ao jardim do Sameiro em Penafiel.
A obras que é a maior da Regeneração Urbana (RU), prevê a intervenção numa área superior a dois hectares e a criação de diversas novas áreas de lazer.
A intervenção estende-se da Avenida Gaspar Baltar até ao cruzamento da Rua D.António Ferreira Gomes com a rua da Vista Alegre.

O Lago do Jardim será reformulado, sendo ainda beneficiado com um curso de água de 100 metros que terminará num espelho de água a ser criado na nova praça "Escritaria", contribuindo assim para preservar a memória e identidade deste espaço.
A nova praça nascerá da eliminação dos desníveis existentes e servirá como ponto de ligação entre o centro Histórico e o Jardim do Sameiro.
A Praça Escritaria será um local onde podem ter lugar diversas iniciativas/eventos  e que contará com esplanadas, zonas de convívio e repouso que convidam as pessoas a sair à rua e a usufruírem da sua cidade e dos espaços envolventes.

Ainda no âmbito desta intervenção, será aumentado o parque de estacionamento  do Largo da Devesa, com a criação de 51 novos lugares gratuitos.

Sendo a maior intervenção da Regeneração Urbana de Penafiel, esta obra representa um investimento de 1.800.000 euros, contando com 85% de apoios financeiros da União Europeia e de apenas 15% de capitais próprios do Município de Penafiel.

Devido aos trabalhos em curso será mantido o condicionamento de trânsito na Avenida Zeferino de Oliveira, prevendo-se que as obras terminem no limite, no próximo Verão.

Comentários

Paula Mota disse…
uma vergonha o que estão a fazer neste lindo jardim.
É mandar já a pseudo-engenheira para a terrinha dela