Revista do Ano 2012 em Penafiel

Fique a conhece os principais eventos, notícias e acontecimentos que marcaram Penafiel em 2012...

Janeiro
- A 6 de Janeiro de 2012, o Grupo Folclórico de Penafiel foi cantar as Janeiras à Assembleia da República, onde foram recebidos por vários deputados, incluindo o penafidelense Mário Magalhães, e ainda pela Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves.                   - No dia 15 de Janeiro,  Encontro de Janeiras voltou a juntar centenas de pessoas no pavilhão de feiras e exposições de Penafiel que não deixaram de assistir à actuação de vários grupos do concelho.
- Município de Penafiel implementa o programa Crescer a Brincar, dirigido a crianças das escolas do Concelho.

Fevereiro

-Nasce em Penafiel o 1º Banco Municipal de Medula Óssea de Portugal!!!
- É inaugurada ao público a exposição "Corpo de Deus- Persistências do Profano" no Museu Municipal de Penafiel.                                        - Os festejos do Carnaval tomam conta das ruas de Penafiel. Os cortejos e os bailes de máscaras chamam milhares de pessoas à cidade.


 Março
- A Cidade de Penafiel celebra 242 anos!!! Por todo o mês se celebra esta data. Exposições, desfiles, atribuição de medalhas, actividades desportivas, foram algumas das iniciativas realizadas no âmbito do 242ºaniversário da Cidade de Penafiel!!!
- É apresentada a Marca da Nossa Terra e ainda da Compota do Melão Casca de Carvalho.
- Serrar da velha volta a animar o centro da cidade.



Abril
- Na Cidade de Penafiel a Semana Santa é vivida intensamente!!! As missas, os panos roxos e as cruzes que cobrem as ruas, as matracas, e as procissões fazem parte do programa. O ponto alto é o Enterro do Senhor que arrasta multidões nas ruas. No Domingo de Páscoa foi a alegria que voltou à Cidade que festejou a ressurreição de Cristo.
- É inaugurado o Museu do Mosteiro de Bustelo, que se encontra aberto todos os domingos de tarde.






Maio
- A Cidade de Penafiel acolhe o EMYA- Assembleia Anual do Fórum Europeu dos Museus, onde se elegeu o Museu Europeu do Ano.
- A Festa da Flor voltou a colorir Penafiel! Durante três dias, milhares de pessoas visitaram a cidade.
- Penafiel volta a assinalar o Dia Internacional da Família com uma tarde de animação no Parque da Cidade de Penafiel.





Junho
- Penafiel voltou a celebrar a sua grande festa! O Corpo de Deus- Festas da Cidade e do Concelho.  O Cortejo do Carneirinho, a Cavalhada, os Bailes dos Pausinhos, dos Ferreiros, dos Turcos, dos Pedreiros, das Floreiras, dos Pretos, e a Procissão do Corpo de Deus foram as tradições seculares e únicas no País que arrastaram até Penafiel milhares de pessoas.                                                - Volta a abrir o Parque de Diversões de Penafiel, desta vez com o nome Magikland, com o lema "Onde a Magia Acontece!" Este parque substitui a antiga bracalândia que tinha pedido insolvência.                                                

- A Noite mais longa de Penafiel foi a 30 de Junho, a chamada Noite Branca atrai milhares de pessoas para as ruas que assistiram e participaram no vasto programa de animação.
- Júniores do Futebol Clube de Penafiel sagram-se Campeões Nacionais.



Julho

- O evento largo volta a animar o Centro Histórico da Cidade de Penafiel. A iniciativa volta a repetir-se nos primeiros sábados de Agosto e Setembro.
-  A Associação Empresarial de Penafiel volta a realizar uma feira do livro na cidade.
-XXVIII Festival de Folclore Cidade de Penafiel junta centenas de pessoas.


 Agosto
- São Roque- o Advogado da Peste, da fome e dos cirurgiões volta a ser celebrado em Penafiel. O Ponto alto das festividades foi a procissão que percorreu as ruas da Cidade, sendo que em 2012, contou com a presença da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel.
- Mais de 100 mil pessoas visitam a Agrival-33ªfeira agrícola do Vale do Sousa. Colóquios, concertos, concursos agrícolas, mostra nacional de gastronomia, actuação de grupos do concelho, a feira das cebolas foram alguns dos ingredientes que ditaram o sucesso e a auto-sustentabilidade de mais uma edição.                                                                                                       - Um incêndio deflagra no centro histórico de Penafiel, na rua Dr.Joaquim Cotta, mas a rápida intervenção dos Bombeiros evita o pior.


Setembro
- A  Cidade de Penafiel acolhe as festas de Santa Luzia. Durante 2 dias milhares de pessoas veneram a padroeira das vistas, que tem o ponto alto da solenidade a majestosa procissão.
- Decorre no Museu o lançamento do livro "Do Coma para a Vida" da Penafidelense Ana Mário Praça.
- O Jardim do Sameiro recebe o Encontro Municipal de Etnografia. Centenas de pessoas assistem a uma tarde onde as tradições e costumes do concelho são Reis!



Outubro
- É Inaugurada a 1ªObra da Regeneração Urbana de Penafiel- o Parque Intergeracional, que pretende ser um local de encontro de gerações na Cidade. Um local de convívio para crianças, adultos e idosos.
- Assembleia Municipal de Penafiel aprova uma proposta de reforma administrativa que provoca muita contestação! Criam-se petições e muitas vozes políticas locais mostram-se contra a mudança da freguesia da cidade para Arrifana de Sousa.
- Penafiel torna-se durante 3 dias a Cidade de António Lobo Antunes. A Vida e obra literária deste escritor salta das estantes e contamina as ruas da cidade.


Novembro
- Foi a 10 de Novembro de 1912 que o Comboio chegou à Cidade de Penafiel. Para celebrar o Centenário realiza-se um encontro no museu e ainda a inauguração dum monumento.
- Centenas de milhares de pessoas enchem a Cidade durante o São Martinho- Padroeiro de Penafiel. Também no Feriado, dia 11, o programa Somos Portugal da TVI esteve em Penafiel.





Dezembro
- A Assembleia Municipal de Penafiel volta a recuar e propõe o nome "Penafiel" para a freguesia da Cidade. Posteriormente esta proposta é aprovada na Assembleia da República.
- Penafiel é a Cidade Natal, com um conjunto de iniciativas organizadas pela AEP com o objectivo de dinamizar o Comércio Tradicional.
- O Museu de Penafiel volta a ser galardoado, desta vez com o prémio de Museu com o melhor site!

Comentários