Cidade de Penafiel presta homenagem a Padre Américo

(esta notícia foi avançada pelo Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Penafiel)

O Município de Penafiel em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia, Associação Empresarial de Penafiel, Junta de Freguesia de Penafiel, Paróquia de Penafiel e Obra do Padre Américo (Casa do Gaiato), vai proceder à recolocação da estátua de homenagem a Padre Américo no Largo com o mesmo nome, no próximo dia 3 de Março, no âmbito das comemorações da Elevação de Penafiel a Cidade.

Depois da proposta de deslocalização da estátua ter sido aprovada por unanimidade em reunião da câmara, que considera a mudança um cenário potenciador do reforço da ligação afectiva entre o território, a memória colectiva e a comunidade, e atendendo aos vários pareceres positivos, recolhidos junto de diversas entidades, a integração da estátua do Padre Américo no Largo com o seu topónimo irá conferir-lhe maior visibilidade, no quotidiano dos penafidelenses.

Além de diversas instituições da sociedade civil também o responsável pela Paróquia de Penafiel se mostrou favorável à mudança, por tratar-se de um local mais nobre e de maior visibilidade.

O Padre Américo foi uma iminente figura nacional, sendo considerado um grande benfeitor português, tendo exercido sempre a sua actividade social baseada nos valores da solidariedade, generosidade e amor ao próximo. A sua obra permitiu o apoio a milhares de jovens com dificuldades.

Comentários