Encontros com a História e com a Memória no Museu Municipal de Penafiel


(notícia enviada pelo Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Penafiel)
O Município de Penafiel iniciou um novo projeto, conduzido pelo Museu Municipal, que engloba a vertente social e cultural, ao possibilitar aos cidadãos seniores, através das IPSS, a possibilidade de descobrirem o seu museu e de, muito provavelmente, se reencontrarem com “pedaços” da sua história, vida e identidade.
 Na prática, o Município estabelecerá com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Penafiel, a possibilidade de estas levarem gratuitamente os seus utentes mais idosos a visitar o Museu Municipal de Penafiel.
 O Museu que tem arrecadado diversos prémios que comprovam a qualidade do espaço e do património exposto, revelando de forma apaixonante a história do município/região desde os tempos mais remotos, reúne um espólio arqueológico, etnográfico e histórico da região do Sousa e Tâmega, de grande qualidade e valor.
 A ideia desta iniciativa consiste precisamente em promover encontros de memória, entre as histórias preservadas no Museu e as histórias vividas pelos cidadãos.
 Todos os meses será convidada uma IPSS a visitar o Museu. O projecto, ainda piloto, já recebeu a visita de dezena de idosos, divididos em 4 acções.
 O Museu Municipal de Penafiel, inaugurado em 2009, após a profunda remodelação do palacete setecentista dos Pereira do Lago, constituiu a última grande obra do arquitecto Fernando Távora, entretanto falecido e cuja obra foi terminada pelo filho Bernardo Távora.
 O edifício, que é hoje a casa do Museu Municipal de Penafiel, é um espaço composto por 5 salas de exposição permanente e uma temporária, onde a história e as tradições se cruzam em cada espaço, de mãos dadas com a modernidade e onde a preservação da memória se sente e se respira em todos os cantos.

Comentários