Cidade de Penafiel celebra 243 anos!!!


Foi em 1770 que D. José I, com o objetivo de desmembrar o bispado do Porto, escolheu Arrifana (Penafiel) como centro de uma das quatro comarcas eclesiásticas que o compunham, para nova sede episcopal e, consequentemente, deu à vila o estatuto de cidade a 3 de Março de 1770, impondo-lhe o nome de Penafiel, o do Julgado.
Do programa, que se prolonga durante todo o mês, constam várias atividades enquadradas nas comemorações de elevação a cidade.
Logo no dia 1 de Março, às 21h30, a Biblioteca Municipal de Penafiel apresenta o novo livro de Miguel Miranda “A Paixão de K”.
Já no dia 2, às 20h45, decorrerá na Igreja de Santo António dos Capuchos, a exposição e apresentação do livro “Revitalização da Igreja de Santo António dos Capuchos” e logo de seguida, às 21h45, um concerto da Banda Musical de Rio Mau, uma organização da Santa Casa da Misericórdia. 

No dia 3, dia de aniversário, logo pelas 9h30 a bandeira da Cidade será hasteada, na Câmara Municipal. Às 12h00, realizar-se-á uma missa pelos autarcas e funcionários municipais já falecidos no Santuário de Nossa Senhora da Piedade (Sameiro). Às 15h00, decorrerá a Sessão Solene evocativa do 3 de Março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde serão atribuídas as Medalhas Honoríficas a instituições e personalidades de prestígio a nível concelhio.
No dia 4, às 15h00, será inaugurada a exposição “Doze Desenhos - O Real Visível”,  do pintor penafidelense Alexandre Morais, na Biblioteca Municipal de Penafiel.
No dia 8, às 09h30, o Auditório do Museu Municipal vai acolher durante 2 dias, as II Jornadas de Estudo “Barroco – Uma Sensibilidade Global”, uma organização da responsabilidade da Associação dos Amigos do Arquivo Municipal. No mesmo dia, às 14h30, no âmbito do Dia Internacional da Mulher, a Biblioteca de Penafiel dinamiza a atividade “Dois dedos de conversa” com “Histórias de Vida, Exemplo e Proveito”, com o Frei José Dias de Lima.
A Biblioteca Municipal apresenta, ainda no dia 9, às 17h00, a reedição de “Coroa de Rosas”, de Duarte Solano, poeta Penafidelense, numa edição comentada por Saraiva Fino.
No dia 9, às 21h30, o grupo Guitarras de Penafiel vai promover mais um concerto, a V Gala do Fado, no auditório da Associação Empresarial de Penafiel, no âmbito do seu 30.º aniversário.
Dia 10, o Município de Penafiel vai celebrar o Dia Municipal do Bombeiro, com um desfile apeado e motorizado, entre o Campo do Campo de Torres Novas e a Praça Municipal, com a participação dos Bombeiros de Penafiel, Entre-os-Rios e Paço de Sousa.

No mesmo dia, pelas 15h00, há lugar a mais uma edição dos Jogos no Museu, com apresentação do jogo "Gatos e Cães".

A 16 de Março, pelas 16h00, o Museu Municipal inaugura a exposição temporária "Viarco - Traços Para o Futuro".

Entre 21 e 23 Março, o Museu Municipal acolhe a formação "Comunicação em Museus: um instrumento ao serviço da sustentabilidade", uma organização da Associação dos Amigos do Museu.
O Auditório do Museu Municipal volta a encher-se no dia 23 de Março, às 21h30, com a peça de Teatro “Porto de Poesia”, numa organização do Grupo de Teatro do Centro Cultural e Recreativo de Rio de Moinhos e no mesmo dia, a Biblioteca de Penafiel apresenta o Livro “Um Cappuccino Vermelho”, de Joel G. Gomes.

A 24 de Março, a partir das 15h00, tem lugar no Museu Municipal o atelier de exploração pedagógica destinado às famílias "Voa, Voa Andorinha!"
Ainda durante o mês de Março (8, 9, 10, 15, 16 e 17) não perca o V Festival da Lampreia, na Zona Ribeirinha de Entre-os-Rios, para degustar esta iguaria tão apreciada pelos amantes de um bom garfo.

(esta notícia foi avançada pelo Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Penafiel)

Comentários