Inaugurada Revitalização da Igreja de Santo António dos Capuchos em Penafiel

Igreja de Santo António dos Capuchos foi construída durante o Século XVII
Há já alguns anos que esta Igreja da Cidade de Penafiel se encontrava em estado de degradação, mas, foi  alvo duma profunda intervenção no valor aproximado de 600 mil euros, inserido no Projecto da Regeneração Urbana da Cidade de Penafiel.

(notícia avançada pelo gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Penafiel sendo que as fotos pertencem à Santa Casa da Misericórdia de Penafiel e à Signinum)

 Foi inaugurada no passado dia 2 de Março a Revitalização da Igreja de Santo António dos Capuchos, um projecto inserido nas obras da Regeneração Urbana de Penafiel, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia e a Câmara Municipal.

Face à necessidade de um tratamento de revitalização nos espaços da Igreja dos Capuchos, particularmente nas coberturas dos telhados, torre, soalhos, confessionários, móveis, retábulos, esculturas, imagens, altares e coros, a Santa Casa da Misericórdia, em parceria com a Câmara Municipal, viu aprovada a candidatura ao apoio de financiamento da Revitalização da Igreja de Santo António dos Capuchos, no âmbito da Regeneração Urbana.

Ainda no âmbito da inauguração das obras da Igreja dos Capuchos, foi apresentada uma exposição documental e fotográfica e ainda o livro "Igreja e Convento de Santo António dos Capuchos em Penafiel", da autoria de José Coelho Ferreira, seguido de um concerto da Banda Musical de Rio Mau.
No livro referido, a empresa Signinum, responsável pelo restauro da Igreja, descreve ao pormenor as obras efectuadas na Igreja.

De referir, ainda, que a Igreja dos Capuchos, com caracteristicas "capucha", está inserida no conjunto do Convento de Santo António dos Capuchos. 
A Igreja foi o único elemento deste convento a sobreviver ao cerco dos liberais em 1832.
Foi edificada no final do Séc.XVII (mais concretamente em 1664) com a chegada dos frades capuchos a Penafiel (que na altura ainda era arrifana de sousa).
Esta Igreja Apresenta um desenho simples e sóbrio.
Abre por um pequeno alpendre.
É alta e arqueada, com uma única nave.


Comentários