Maquete do Centro Histórico de Penafiel

 No passado Domingo dia 3 de Março de 2013, no âmbito dos 243 anos da Cidade de Penafiel, foi inaugurado junto da Igreja da Misericórdia uma maquete do Centro Histórico da Cidade de Penafiel.
Esta escultura de Maria Leal da Costa pretende ajudar os turistas a redescobrirem os encantos da nossa Cidade.
Na placa está a seguinte inscrição:
"Penafiel é um arquivo vivo. Na morfologia da malha urbana da cidade está escrita a sua evolução Histórica e preservada a identidade da segunda Cidade mais antiga do distrito do Porto.
Através desta obra, concebida pela escultora Maria Leal da Costa, é transmitida a informação táctil e visual necessárias à melhor compreensão da Cidade Histórica."
Nesta maquete da cidade que tem suscitado o interesse dos Penafidelenses e turistas, podemos ver todo o centro histórico e os principais monumentos e lugares.
Paços do Concelho, Praça da República, Jardim e Santuário da Nossa Senhora da Piedade, Igreja da Ajuda, Igreja da Misericórdia, Igreja Matriz, Igreja das Freiras, Jardim do Calvário, Igreja do Carmo, Parque Intergeracional, Piscinas Municipais, Museu Municipal e Biblioteca Municipal, são alguns dos edifícios referenciados na maquete.

O Riquezas e Tradições de Penafiel informou entretanto as entidades competentes da falta de 4 Monumentos Importantes da Cidade nesta maquete que são- Capela Santa Luzia, Capela de São Roque, Igreja do Calvário e Igreja dos Capuchos.
Ficam agora as fotografias desta escultura.




Comentários