Procissão do Enterro do Senhor saiu às ruas de Penafiel


No passado dia 29 Março de 2013, Sexta-feira Santa, apesar as ameaças de chuva, a tradição cumpriu-se em Penafiel com a Secular Procissão do Enterro do Senhor.
Um mar de gente acorreu à Cidade para assistir e participar nesta celebração.
Com as ruas ás escuras, ao som das matracas, das músicas da paixão e das leituras do Evangelho proferidas pelo Bispo Auxiliar do Porto- D.António Taipa, além das centenas de pessoas, na procissão integraram ainda a grande Cruz; as 14 estações da via sacra; dezenas de tochas; várias irmandades da Cidade, ente as quais a da Misericórdia, da Senhora da Piedade e os Franciscanos; o Corpo Eclesiástico, as autoridades civis da Cidade; o Andor de Nossa Senhora das Dores,e o esquife com Jesus Morto. Este ano na Procissão participou o Padre Paulo, administrador Paroquial de Penafiel até Agosto.
Um belo momento de fé na nossa cidade que o blogue "Riquezas e Tradições de Penafiel" registou através de fotografias e vídeos para a posteridade.

Grande Cruz carregada pela JAC- Juventude a Caminho

2ª Estação da Via- Sacra

Andor da Senhora das Dores
Pálio com esquife do Senhor Morto

4ª Estação da Via Sacra

Andor da Senhora das Dores aquando da passagem da Procissão na Praça Municipal


Cruzes da Procissão e tochas

Grande Cruz carregada pelos Jovens da JAC- Juventude a Caminho.
Esta cruz foi mandada fazer pelo falecido Padre Albano em 1987.

Andor da Senhora das Dores

Depois das cerimónias e do sermão na Igreja matriz já no fim da procissão, centenas de pessoas quiseram beijar a imagem do Senhor morto que seguia no caixão.

Comentários