Câmara Municipal de Penafiel apoia Emprego Jovem



“Os tempos são difíceis, mas não nos conformamos com isso, daí termos avançado com este apoio, que é pioneiro a nível nacional”, disse à Lusa o vice-presidente da autarquia, Antonino Sousa.
O vereador explicou que a verba destina-se a ajudar as empresas locais a assumir a comparticipação de 20% nas remunerações dos jovens.
Na prática, explicou, as empresas poderão admitir os jovens para estágios de um ano, não tendo, em determinados casos, de suportar quaisquer encargos, uma vez que 80% da remuneração será apoiada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o restante pela câmara municipal.
O programa Impulso Jovem, do IEFP, comparticipa a remuneração a 100% na admissão do primeiro estagiário, mas nos seguintes a ajuda baixa para os 80%. É nessas situações que a dotação da edilidade se propõe ajudar, colmatando as dificuldades das empresas e ajudando os jovens a ingressar no mercado de trabalho.
Falando no final da cerimónia de assinatura do protocolo entre o município e o IEFP, realizada hoje nos Paços do Concelho, o autarca admitiu, à Lusa, o reforço, "as vezes que forem necessárias", da dotação financeira anunciada se aquela não for suficiente para corresponder à procura das empresas.
Antonino Sousa evidenciou, por outro lado, que o apoio da edilidade também se vai traduzir na divulgação do programa, envolvendo a rede social do concelho, através de sessões de esclarecimento.
O envolvimento do município incluirá ainda apoio às empresas na preparação técnica das candidaturas, afectando meios da empresa municipal Penafiel Activa, especializada na área da formação.
O delegado regional do IEFP, César Ferreira, confirmou à Lusa que este pacote de apoio assumido pela Câmara de Penafiel é pioneiro a nível nacional e serve de modelo para outros que estão a ser negociados em vários pontos do país.
O responsável elogiou o envolvimento da autarquia na procura de soluções para combater o desemprego, mostrando-se esperançado de que aquele apoio, conciliado com outros do IEFP "que têm sido melhorados", possam ajudar a diminuir o desemprego na região.
Para César Ferreira, o apoio financeiro que a câmara se propõe disponibilizar é "muito importante para as empresas", mas também evidenciou o empenho da autarquia na divulgação do programa.
“O orçamento deste programa vai ser esgotado, porque as empresas precisam de mão-de-obra qualificada, inovação e sangue novo e os nossos jovens precisam de oportunidades de trabalho”, observou."

notícia retirada do site- http://www.noticiasaominuto.com/

Comentários