Inaugurada Loja Interativa de Turismo de Penafiel


Quem visitar a Loja Interativa de Turismo de Penafiel poderá aceder a vídeos sobre o local turístico, sobre o Porto e Norte de Portugal, Animações apelativas, Mapas, textos e descrições, Visitas virtuais, Animação 3D, Aplicações para Smart Phones, Pintura Virtual, entre outros, participando ativamente na valorização turística da região.

Foi inaugurado no dia 28 de maio o Posto de Turismo de Penafiel/Loja Interativa de Turismo, no Largo Padre Américo, em frente ao antigo edifício do paço Episcopal, com a presença da Adjunta do Secretário de Estado do Turismo, Vera Rodrigues, do Presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira e do Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Alberto Santos, promete ser uma mais valia para o turismo de Penafiel.

O Posto de Turismo de Penafiel, através da sua Loja Interativa de Turismo, um modelo de ligação em rede entre todos os espaços de promoção e divulgação turísticas do Porto e Norte de Portugal, possuirá um conjunto de valências tecnológicas, que a transformará num espaço de lazer/diversão, educativo, formativo e informativo, através da sua componente de interatividade.

Para a Adjunta do Secretário de Estado do Turismo, Vera Rodrigues “ Estas lojas interativas são o casamento, a sinergia e a evidência da união de que o Turismo pode ter com outras áreas como por exemplo a reabilitação urbana, em coordenação entre várias entidades como as Câmaras Municipais, o Turismo Porto e Norte e a CCDRN. Esta rede de lojas é uma ferramenta importante para o trabalho de promoção turística, indo ao encontro ao que os turistas procuram, ou seja mais e melhor informação. Atualmente, o Turismo é cada vez mais um fator de crescimento e, a secretaria de estado do Turismo está a trabalhar para que o turismo deixe de ser um parêntese pobre da nossa economia e que passe a ser uma área de atividade que potencie emprego e inovação. Neste caso, este tipo de lojas estão completamente em linha com aquilo que é a estratégia de afirmação do turismo em Portugal e de crescimento e produção de riqueza. “

Para o Presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, “ Esta Loja de Turismo faz parte de um projeto que liga um sector e uma região a todos os concelhos do Porto e Norte, ao país e ao mundo. É para nós, Turismo Porto e Norte, uma honra estar aqui em Penafiel. Esta loja é uma alavanca muito forte para o Município de Penafiel, com a qualidade dos seus 3 excelentes produtos estratégicos, quer seja a cultura e paisagística dos patrimónios, como o caso da Rota do Românico, o turismo religioso, com as festividades da semana santa e as Endoenças, e a gastronomia e os seus vinhos. É cada vez mais importante ter uma rede na promoção turística do território e criar riqueza através do turismo. A loja de turismo de Penafiel vai disponibilizar toda a promoção do território do turismo do porto e norte, em função dos seus sub-destinos mas também dos seus 7 produtos estratégicos. Quero agradecer o apoio e empenho da Câmara Municipal de Penafiel em aderir a este projeto da rede interativa do Turismo. “
Para além dos habituais serviços de promoção e divulgação da região e de suporte aos turistas, a loja Interativa de Turismo vai disponibilizar ainda produtos tradicionais da região, assim como Packs de experiências da região; Gifts/Merchandising relacionados com a região; Livros e DVDs sobre a região e de autores regionais; CD’s de música regional; Reservas de serviços turísticos; Bilhética e Publicidade.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Alberto Santos,” Estamos aqui a inaugurar uma loja interativa de turismo, duplamente interativa porque é interativa no interior da loja mas também interativa com a cidade, chamando a atenção de quem passa. Esta região tem um conjunto de qualidades patrimoniais, gastronómicas, paisagísticas e tantas outras que são susceptíveis de captar a atenção dos turistas internacionais para o nosso país e em particular para a nossa região. Ao longo destes anos temos apostado fortemente na área do Turismo, em Penafiel, como o caso da requalificação das termas de S.Vicente, do alargamento da capacidade de acolhimento turístico a nível hoteleiro, da dinamização gastronómica através do “Penafiel à Mesa” mas também na mostra nacional da gastronomia, na construção do cais de Entre-Os-Rios, na requalificação da aldeia preservada de Quintandona, em Lagares, na promoção do nosso artesanato e dos produtos locais em várias feiras, não só no país mas também na Galiza, no projeto de construção do hotel de charme na zona de Entre-os-Rios e outros também na zona de S.Vicente, no nosso Museu, no Castro do Monte Mozinho, na Escritaria, no nosso recuperado Centro Histórico, na aposta na rota do românico e na Agrival, entre outros aspetos. Todo este investimento e esta forma de promover o Concelho de Penafiel permitiu hoje, aqui chegados, ver os números e as estatísticas. Há 10 anos atrás chegavam a Penafiel cerca de 10.000 visitantes. Em 2012, passaram pelo Penafiel Park Hotel cerca de 22.000 visitantes, dos quais 82% nacionais, 8% espanhóis e 10% de outras nações. No Hotel das Termas de S.Vicente passaram 70.000 visitantes, dos quais 60% espanhóis, 35% nacionais e 10% de outras nacionalidades e no Pena Hotel passaram 5.000 visitantes, ou seja cerca de 100.000 pessoas passaram por Penafiel, só em 2012. Finalizado todo este investimento estratégico, concluímos que o nosso concelho deu um salto muito grande no que diz respeito a questões turísticas.”

Este equipamento irá proporcionar um atendimento sofisticado e personalizado, beneficiando das sinergias que se irão estabelecer entre as várias Lojas Interativas, com promoção cruzada sobre os vários concelhos e, principalmente, dotadas com a plataforma tecnológica inovadora que irá suportar toda a atividade destas Lojas.
A infraestrutura é composta por cinco espaços diferentes, incluindo o átrio exterior de acesso ao mesmo (13,50 m2), uma área de Exposição/Atendimento com 70.00m2; instalações Sanitárias com 2,77 m2; armário/ área técnica com 2,75 m2 e arrumos com 9,76 m2 (sendo que este espaço consiste na reformulação da área de arrumos pertencente ao quiosque atual).

A Loja de Penafiel, à semelhança de todas as lojas que constituirão a rede, estará aberta ao público 7 dias por semana.

 Melchior Moreira, Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal


Texto da notícia da autoria do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Penafiel
Fotografias da notícia da autoria deste blogue- Riquezas e Tradições de Penafiel

Comentários