Bailes das Festas do Corpo de Deus em Penafiel
Sendo a Procissão do Corpo de Deus em Penafiel bem antiga e mui rica de tradição, quando e como teriam aparecido a incorporar-se nessa solenidade pública e religiosa os tão curiosos e caracteristicos bailes ou danças? Pelo livro do tombo das festas do Corpo de Deus de 1657 (com abertura datada de 27 de Abril desse ano), e tendo também em conta que a confraria do Santíssimo Sacramento de Penafiel foi instituída em 13 de Julho de 1540, fica-se a saber que estes solenes festejos se realizavam- por imemorial costume-,nesta velha terra de Arrifana de Sousa, pelo menos a partir de meados do Século XVI. Mas quase de certeza que eram bem mais antigos.

A esta obrigação ninguém se podia esquivar, pois assim estava determinado legalmente, como se infere da seguinte passagem constante da página 2 do mesmo tombo: "não se poderia negar nenhuma pessoa que tivesse préstimo para ela..., com pena de dois mil reis pagos da cadeia e os que não dançarem pagarão 40 reis cada um que o juiz da dita dança cubrará, por assim cobrir ao serviço de Deus, e sua exaltação, e sua majestade que Deus guarde".

Mesmo assim chegaram até nós alguns dos referidos Bailes como: O Baile dos Turcos ou Dança Mourisca; O Baile dos Ferreiros ou Dança das Espadas; O Baile dos Alfaiates; O Baile dos Sapateiros; O Baile ou Dança dos Pretos; O Baile das Regateiras ou Floreiras; O Baile dos Pausinhos; O Baile dos Pedreiros e o Baile dos Velhos.
Texto de Joaquim José Mendes in "Dias Festivos- O Corpo de Deus em Penafiel" cadernos do Museu
Nota informativa: Actualmente nas Festas realizam-se os Seguintes Bailes: Ferreiros, Floreiras, Pausinhos, Turcos, Pedreiros e Pretos.
Comentários