Museu de Penafiel galardoado com o Prémio "Momentos Culturais- Museu de Eleição" da Quinta da Aveleda

Notícia gentilmente enviada pelo Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Penafiel

Decorreu no dia 18 de Junho, no Auditório do Museu Municipal de Penafiel, a cerimónia de entrega do prémio “Momentos Culturais - Museu de Eleição” ao Museu Municipal de Penafiel, numa iniciativa promovida pela Quinta da Aveleda na sua página oficial do facebook.

Para Francisco Guedes, representante da Quinta da Aveleda, “Para nós, contribuir para o desenvolvimento e participar nesta tão nobre tarefa de cuidar daquilo que é nosso é de todo muito gratificante. É um gosto e um prazer participar ativamente na vida de Penafiel e indo sempre ao encontro das pessoas.

A atribuição do prémio “ Momentos Culturais – Museu de Eleição” vai contribuir para o restauro de um conjunto de moedas encontradas nas escavações da Intervenção arqueológico da Capela de Santo Amaro, na Freguesia de Eja, levada a cabo pelo Museu Municipal de Penafiel. Este restauro vai permitir a leitura correta das moedas e para sua conservação futura, um importante contributo para a preservação e divulgação deste património e da coleção do Museu Municipal. Prevê-se que estas moedas possam ser temporariamente expostas no Centro Interpretativo da Capela de Santo Amaro quando a construção desta estrutura e da nova capela ficar concluída, num projeto integrado de musealização que foi desenvolvido pela Divisão de Projetos de Arquitetura e Ordenamento do Território da Câmara Municipal de Penafiel.

Para Alberto Santos, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Ficamos muito honrados e satisfeitos por este prémio e em especial por comemorar o nosso património. A Quinta da Aveleda ao dinamizar este concurso teve uma atitude de responsabilidade cultural e identitária. Ter aberto ao País este sinal de relacionar a sua atividade com o património representa uma atitude muito nobre e de muito valor para a cultura.” 

Comentários