Procissão do Corpo de Deus junta Milhares de Pessoas em Penafiel (nº1)

 N0 passad Domingo 2 de Junho de 2013, Milhares de Pessoas deslocaram-se a Penafiel para assistir à sua Procissão do Corpo de Deus, única no País, que é datada desde 1540.
Procissão única e considerada uma das maiores do País, é dividida em duas partes: o Profano e o Cristão.
Na parte Profana, a Fanfarra dos Escuteiros, a Bicha Serpe- figura grotesca em forma de dragão, com escamas e asas e longa cauda, esta figura símbolo do mal surge acorrentada e puxada pelo seu mordomo que a enfrenta com uma imponente espada; Os Bailes Tradicionais de Penafiel- o dos Pretos, dos Pausinhos, Turcos, Pedreiros e Floreiras, Uma comitiva de cavaleiros vestida à século XV, vários cavalos engalanados, o Estado de São Jorge, em que o santo segue montado a cavalo, seguro pelos seus 4 mordomos; o Boi Bento e na cauda da parte profana surge o Carro Triunfal, puxado por uma junta de bois, este carro em forma de concha, com várias bandeiras de Portugal e Penafiel, no alto segue a Figura da Cidade apoiado no seu escudo e armas da cidade. Nos degraus, crianças vestidas de anjos atiram flores à multidão.
Na Parte religiosa integram, as crianças da comunhão, as cruzes de todas as Freguesias do Concelho de Penafiel, as Irmandades das Igrejas da Cidade de Penafiel, as encenações Bíblicas com a representação de vários acontecimentos da Vida de Cristo e da Igreja Católica, os párocos da cidade, a comunidade paroquial, o Pálio com o Santíssimo Sacramento carregado pelo Bispo do Porto, as autoridades civis e religiosas da cidade. O Baile dos Ferreiros, a Confraria da Cidade, as Bandas de Música e o povo.


 Boi Bento
 Carro Triunfal

 Meninos da Comunhão Solene
 1º quadro- Penafiel proclama sua fé em Jesus Sacramentado 

Última Ceia

Comentários